e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Gestão de erário público – opinião de Ânia Peixoto
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > Gestão de erário público – opinião de Ânia Peixoto
Opinião

Gestão de erário público – opinião de Ânia Peixoto

Ânia Peixoto
7 de Março de 2025 19:05
Ânia Peixoto
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Ânia Peixoto mulher
Ânia Peixoto membro do PS de Apúlia e Fão
Partilhar

Essa gestão deverá ir ao encontro do que as populações almejam para o seu território, garantindo sempre, e no entanto, o cumprimento da legislação portuguesa e internacional. Nesse sentido, será importante que os municípios e freguesias garantam o cumprimento dos princípios gerais da atividade administrativa e dos princípios orçamentais no dia a dia da sua atuação, já que se trata do nosso dinheiro!

Ora, assim, devem os órgãos da Administração Pública prosseguir o interesse público, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos; reger-se pelo princípio da boa administração e, portanto, pautar-se por critérios de eficiência, economicidade e celeridade; garantir a sustentabilidade das finanças públicas, querendo dizer que devem ter capacidade de financiar todos os compromissos, assumidos ou a assumir, com respeito pela regra de saldo orçamental estrutural e da dívida pública; e garantir equidade intergeracional, ou seja, equidade na distribuição de benefícios e custos entre gerações, de modo a não onerar excessivamente as gerações futuras. Isto são só alguns exemplos de cumprimento obrigatório.

Ao nível internacional, há igualmente legislação e orientações a cumprir, como, por exemplo, a Agenda 2030 que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS) que as nações subscritoras devem trabalhar em atingir até 2030.

Os ODS “são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.

Há alguns ODS sobre os quais devemos refletir no curso deste artigo, nomeadamente o relacionado com a água, que estabelece, entre outros, a necessidade de aumentar substancialmente a eficiência no uso da água; e o relacionado com a ação climática, em que devem ser integradas medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planeamentos nacionais, e melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas.

Posto isto, é difícil de compreender a reativação de um chafariz em Fão, em abril deste ano, com anuência e apoio (de mais ou menos 12 mil euros) por parte da Câmara Municipal de Esposende à União de Freguesias de Apúlia e Fão. É difícil de compreender qual a beleza em desperdiçar água diariamente. E mais difícil é de entender a justificação para essa junta gastar mais de 60 mil euros – sim, mais de 60 mil euros – em eletricidade, conforme faturas da EDP que foram reveladas na assembleia de freguesia de setembro. Como nesse local mencionei, esse valor astronómico gasto em apenas mais ou menos 6 meses, Apúlia e Fão conseguiam ter iluminação pública no passadiço do rio até ao Caldeirão, um Multibanco para cada uma das localidades, e a reabilitação inteira de uma rua da freguesia, se tivesse o executivo uma boa gestão do dinheiro público…

Muitos são os casos de autarquias investigadas por incumprimento de algum princípio ou lei, em alguns casos com graves consequências conforme a ilegalidade cometida. Sendo o nível de governo mais próximo das populações, não é chocante que o poder local seja o mais investigado, já que é o “mais fácil” de escrutinar pelos cidadãos.

Esse escrutínio é importante, porque, como já referi, é do nosso dinheiro que estamos a falar. Por isso, temos direito a reivindicar o uso devido desse recurso e exigir o cumprimento integral da lei aos nossos governantes.

Acabo com uma questão: parece-vos boa gestão de erário público uma junta de freguesia gastar mais de 70 mil euros (cerca de 10% do seu orçamento anual) na reativação de um chafariz, nos tempos que correm?

ETIQUETAS:Ania Peixotoartigo de opiniãodestaqueespaço agora

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior tribunal esposende braga Amares barcelos TUB Barcelos: Favorecimento de meio milhão na Câmara julgado em abril
Notícia seguinte Tank Top by Impetus Esta peça é da Impetus e ganhou prémio “Inovação Sustentável” em Munique
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Esposende Nortada Kite Fest adiado para setembro devido à falta de vento na foz do Cávado
Esposende Nortada Kite Fest adiado para setembro devido à falta de vento na foz do Cávado
Esposende Litoral
50 minutos atrás
ricardo horta sc braga
Futebol: SC Braga recebe hoje o Dínamo Minsk na 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência
eSports
1 hora atrás
Sonic Blast 2026 arranca hoje em Caminha com passes gerais esgotados
Sonic Blast 2026 arranca hoje em Caminha com passes gerais esgotados
Lifestyle
1 hora atrás
Povoa de Varzim estreita lacos com a Casa dos Poveiros de Toronto
Póvoa de Varzim estreita laços com a Casa dos Poveiros de Toronto
Póvoa de Varzim Litoral
2 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

eleições Hugo Pires opinião braga
Opinião

Não se ganham eleições com escolhas abrasonadas por um militantismo que desconsidera o que se passa fora da vida partidária

2 anos atrás
guerra catastrofes
Global

Guerra ou catástrofe? O que ter em casa em caso de emergência

2 anos atrás
Santa Casa Barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: Casa Santa Maria vai ser residência estudantil. “Queremos ajudar pessoas”, diz a Misericórdia

2 anos atrás
pedro soares fafe - 1
GlobalFafe

Minho: É natural de Fafe. Pedro Soares é uma das vítimas mortais de queda fatal nos Picos da Europa

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up