e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Governo decreta “situação de alerta” devido aos incêndios. Eis as principais proibições
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Governo decreta “situação de alerta” devido aos incêndios. Eis as principais proibições
Global

Governo decreta “situação de alerta” devido aos incêndios. Eis as principais proibições

Nuno Cerqueira
2 de Agosto de 2025 22:49
Nuno Cerqueira
1 ano atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
incendios medidas alerta governo PJ cabeceiras de basto
Foto: Paulo Jorge Magalhães
Partilhar

A Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou hoje que Portugal entra em situação de alerta nacional a partir da meia‑noite de logo.

 A medida vai-se estender até ao dia 8 de agosto, devido ao risco elevado de fogos florestais em simultâneo com um período de calor extremo.

A medida incluiu várias proibições rigorosas, nomeadamente:

  • acesso, circulação e permanência em espaços florestais e caminhos rurais definidos pelos Planos Municipais de Defesa da Floresta;

  • queimadas e queimas de sobrantes foram proibidas, incluindo a suspensão de autorizações emitidas anteriormente;

  • trabalhos com maquinaria em zonas florestais ou rurais que representem risco de ignição também foram vedados.

  • Proibição da utilização de fogo-de-artifício e outros artefactos pirotécnicos, com suspensão das respetivas autorizações.

A ministra enfatizou que a próxima semana será muito difícil, com temperaturas a rondar os 40 °C em várias regiões do país. Alertou a população para redobrar a atenção e evitar comportamentos de risco.

Operacional de combate preparado e reforçado

“A totalidade do dispositivo de combate está pronta e mobilizada”, afirmou Amaral, explicando que as forças da GNR, da PSP e das Forças Armadas irão reforçar vigilância, fiscalização e patrulhamento em zonas vulneráveis.

Relativamente aos meios aéreos, disse que Portugal dispõe de cerca de 72 aeronaves disponíveis, embora o sistema preveja até 79. Comentou que “o número exato de meios aéreos — se são 72, 76 ou 80 — é irrelevante”, dado que a eficiência do combate depende também da orografia do terreno e da complexidade das operações.

Estas declarações geraram críticas por parte de autarcas de zonas afetadas, como Arouca e Ponte da Barca, que consideraram insuficiente os recursos aéreos disponíveis.

No entanto, o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, reafirmou que “os meios aéreos são essenciais” — e que o Governo pretende reforçar a frota com duas aeronaves adicionais a partir de 1 de agosto, e contratar mais três para atingir os 76 previstos.

Contexto atual dos incêndios

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, nesta altura estão ativos cerca de 40 incêndios rurais, contando com o envolvimento de cerca de 1.800 operacionais.

A proteção civil destaca que os fogos em Arouca, Ponte da Barca, Moimenta da Beira e Vila Verde são os mais preocupantes. Em Ponte da Barca, especialmente, o incêndio já mobiliza cerca de 630 pessoas, 34 veículos e 11 meios aéreos, devido ao terreno inacessível e à intensidade das chamas.

A estratégia aposta numa combinação de ação aérea, patrulhamento intensivo e restrições severas no terreno.

A Ministra reafirmou que esta abordagem visa mitigar ao máximo a propagação dos fogos num período em que o risco permanece elevado em quase todo o território continental.

Em suma, a situação de alerta nacional até ao dia 8 envolve medidas preventivas restritivas, reforço dos mecanismos de vigilância e resposta operacional, além da mobilização máxima dos recursos disponíveis para enfrentar o cenário adverso que se avizinha.

ETIQUETAS:alertaGovernoincêndiosprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior distrito de braga pilhas recolha pilhas Minho: Escolas do distrito de Braga recolheram 19 toneladas de resíduos elétricos
Notícia seguinte fiscalização PSP Braga radares Saiba onde vão estar os radares da PSP em agosto (por distrito)
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana VI Ciclo de Orgao promove seis concertos e masterclasse de entrada livre
Viana: VI Ciclo de Órgão promove seis concertos e masterclasse de entrada livre
Viana do Castelo Litoral
1 hora atrás
detido e24
Porto: PJ detém jovem de 23 anos em flagrante delito por pornografia de menores
Global
1 hora atrás
Braga Projeto School Bus com investimento de 18 milhoes de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga: Projeto ‘School Bus’ com investimento de 1,8 milhões de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga Cávado
1 hora atrás
Braga Centro Civico de Palmeira acolhe comedia As Mulheres de Valentino Jose este sabado
Braga: Centro Cívico de Palmeira acolhe comédia “As Mulheres de Valentino José” este sábado
Braga Cávado
1 hora atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Albergue São Miguel
EsposendeCávado

Esposende: Albergue de São Miguel recebeu mais de 41 mil peregrinos em 12 anos

2 anos atrás
Abusos Igreja papa esposende semana santa
Global

Associação de vítimas acusa Igreja de opacidade e lentidão no processo de indemnizações

10 meses atrás
PSP porto
Global

PSP: Três Detidos por tráfico de droga no Porto

1 ano atrás
arcos de valdevez kirk vento chuva - 24
Arcos de ValdevezLima

Arcos de Valdevez: Bombeiros alertam para vento forte e risco acrescido

7 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up