E24
frio

IPMA: Frio vai continuar apertar. Braga e Viana chegam aos 0ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para a chegada de temperaturas mínimas baixas no continente, principalmente nas noites de segunda e terça-feira.

Prevê-se que o frio atinja valores abaixo de 0ºC – como Braga – em grande parte do interior norte e centro, entre 0 e 3°C no interior sul, e de 3 a 7°C no litoral. Esposende e Barcelos com mínimas de 1 e 2ºC.

Um anticiclone estacionário ao norte da Península Ibérica é responsável por esta mudança no clima.

O IPMA destacou zonas de vale ou mais abrigadas como as mais propensas a temperaturas mais baixas. O aviso amarelo foi emitido para Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.

Há previsão de neblina ou nevoeiro matinal, especialmente no interior norte e centro, persistindo em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

Apesar do aviso focar em alguns distritos, o IPMA alerta que temperaturas mínimas próximas de 0°C podem ser sentidas em várias áreas, como Viana do Castelo, com possibilidade de geada, devido à situação de estabilidade.

Para o final do dia 19, uma alteração temporária na situação meteorológica é esperada, com a aproximação de uma superfície frontal, trazendo aumento de nebulosidade e precipitação fraca, resultando em um aumento das temperaturas mínimas no dia 20.

 

Publicidade