Partido Socialista (PS) anunciou, durante uma ação de pré-campanha para as eleições legislativas em Vila Verde, a meta de alcançar um salário mínimo nacional de 1110 euros e um salário médio de 2000 euros até 2029.
A declaração foi feita por José Luís Carneiro, cabeça de lista do PS pelo círculo de Braga, durante uma visita à Feira Semanal da Vila de Prado, onde esteve acompanhado pelos candidatos Sandra Lopes, Pedro Sousa, Irene Costa e Francisco Macedo.
Num contacto direto com a população, os candidatos ouviram preocupações e recolheram mensagens de apoio, destacando o compromisso socialista com a valorização do rendimento dos portugueses. Carneiro recordou os avanços feitos entre 2015 e 2023, sublinhando que “as remunerações médias declaradas à Segurança Social cresceram 34%, 16 pontos percentuais acima da inflação acumulada”.
Segundo o socialista, essa trajetória de valorização salarial foi travada com a entrada da AD no Governo em 2024.
“O crescimento do emprego caiu para 1,2%, quase metade dos 2,3% registados em 2023, e o desemprego jovem subiu para 21,6%”, destacou.
Carneiro alertou ainda para a desaceleração no aumento dos salários, apontando as atuais opções políticas do Governo como a causa.
Em resposta, reforçou o compromisso do PS: “assumimos o aumento do salário mínimo em pelo menos 60 euros por ano, atingindo 1.110 euros em 2029, e do salário médio em 5% ao ano, atingindo os 2000 euros”.