e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Livre acusa PS e PSD de “falta de coragem política” para debate “verdadeiro” sobre regionalização
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Livre acusa PS e PSD de “falta de coragem política” para debate “verdadeiro” sobre regionalização
Global

Livre acusa PS e PSD de “falta de coragem política” para debate “verdadeiro” sobre regionalização

Redação E24
21 de Outubro de 2023 18:14
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
6 minuto(s) de leitura
rui tavares
Partilhar

“Os entraves estão entre os dois maiores partidos e na falta de coragem política para apresentarem este debate às pessoas de forma pedagógica superando todos os populismos, superando os medos que havia nos anos 90 quando fizemos um referendo e se tinha medo que no Continente existissem mais sete ou oito Albertos João Jardim (…). Na verdade temos democracia regional nos Açores e na Madeira e também para essas regiões houve um salto de desenvolvimento que importa registar”, disse Rui Tavares.

Recordando que o Livre tem propostas para que se avance com referendos sobre a regionalização, Rui Tavares destacou que as propostas do seu partido falam em regiões piloto porque, considerou, “não há nenhuma razão para que se tenha de avançar no país todo ao mesmo tempo”.

“Se o Algarve ou se o Alentejo – onde até o ‘sim’ à regionalização ganhou no referendo inicial – quiserem, porque não fazer uma região piloto? Ou aqui a Norte e ver como funciona no Continente. Nenhum outro partido tem uma posição de princípio contra. Do PCP ao Chega, na verdade nenhum diz que é contra a regionalização”, afirmou.

Em declarações à entrada para a inauguração da primeira sede do partido no Norte do país, cerimónia que incluiu uma conversa aberta com o tema “Descentralização e regionalização: que futuro em Portugal?”, Rui Tavares disse que “é fundamental avançar com um debate verdadeiro e sério sobre a parte da democratização que ficou por fazer no 25 de Abril”.

“A nossa Constituição claramente propõe-nos uma democracia a vários níveis. A nível local porque tivemos as primeiras eleições autárquicas em 1976. A nível nacional, onde ganhamos democracia completa como nunca a tínhamos tido. Passamos a ter um horizonte para uma democracia europeia com o pedido de adesão à então CEE em 1979. Há uma democracia autonómica para os Açores e para a Madeira. E o que é que faltou? A democracia regional”, disse Rui Tavares.

O também único deputado do partido à Assembleia da República disse que ao que se chama “regionalização”, deveria chamar-se “democracia regional” e que em causa está “o direito das pessoas de poderem escolher estratégias para a sua região”.

livre

“Há coisas que não têm de ser decididas em Lisboa. E o que hoje em dia é decidido numa Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional não deve ser decidido por burocratas ou tecnocratas que não se conhecem, mas por gente que foi a votos, propôs os seus programas e foi escolhida para implementar as decisões que são de escala regional e que transcendem a escala dos municípios”, referiu.

Rui Tavares apontou que “basta olhar para Espanha para ver “o salto de desenvolvimento” de um país que colocou em prática uma política de regiões e desafiou: “Estamos no Porto bem perto da Galiza. Olhe-se para o que era a Galiza nos anos 70 e para o que é a Galiza hoje em dia. É uma região com sedes de empresas globais”.

O responsável defendeu, também, a realização de um debate que não seja “puramente abstrato” nem “centrado nos políticos, na burocracia, nos dinheiros ou nos fundos”.
“Tem de ser um debate centrado nas pessoas e em lhes dar voz para que decidam o futuro da sua região”, resumiu.

Para o Livre é, no entanto, “muito importante” saber escolher “bem” o modelo de regionalização, nomeadamente o mapa para que “não se reforce a litoralização do país e o interior continue a não se sentir representado”.

“Também temos de escolher muito bem o modelo das Assembleias Regionais. Se for como nas autarquias em que quem tem mais um voto é presidente da Câmara, é um modelo que me parece errado e favorece o caciquismo. Se for como a nível regional em que se elege um Parlamento regional e depois é preciso criar maiorias, aí é até uma maneira de fazer crescer maturidade democrática no nosso país”, afirmou.

Eleito nas legislativas do ano passado, Rui Tavares que chegou a deputado através do círculo de Lisboa participou na inauguração da nova sede do Livre no Porto, cidade onde este partido foi fundado há quase 10 anos.

Questionado sobre se esta aposta se prende com a esperança de vir, nas próximas eleições legislativas, a eleger deputados pelo Porto, Rui Tavares foi perentório: “Não tenho dúvida que vamos eleger no Porto e por outros distritos”, disse.

A sede do Livre hoje inaugurada servirá o Porto e a Área Metropolitana, bem como todo o Norte.
Na cerimónia de hoje participaram maioritariamente dirigentes e simoatizantes do Porto e de Braga.

 

ETIQUETAS:destaqueLivreregionalização

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Captura de ecra 2023 10 21 as 18.09.33 Madalena Matoso vence Grande Prémio da Bienal de Ilustração de Guimarães
Notícia seguinte casa incendio esposende Esposende: GNR investiga incêndio em casa devoluta
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
13 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
14 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
15 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

barcelos vinha copo 2
Lifestyle

“Da vinha ao copo” levou 50 a caminhar em Barcelos

9 meses atrás
papa
Global

Primeira imagem do corpo do Papa Francisco exibe simbolismo litúrgico e tradição católica

1 ano atrás
PSP manif
LimaViana do Castelo

Viana: Polícias vão protestar na última etapa da Volta

3 anos atrás
euromilhoes
Global

Euromilhões sobe para 62 milhões após terça-feira de sorte em Portugal

3 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up