e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Mau tempo: Não está para “brincadeiras”. Proteção civil recomenda que se evitem deslocações desnecessárias
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Mau tempo: Não está para “brincadeiras”. Proteção civil recomenda que se evitem deslocações desnecessárias
Global

Mau tempo: Não está para “brincadeiras”. Proteção civil recomenda que se evitem deslocações desnecessárias

Redação E24
18 de Outubro de 2023 15:15
Redação E24
Publicado a 18 de Outubro de 2023
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
mau tempo mar
Partilhar

O aviso é papara quinta-feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente.

Em conferência de imprensa, o segundo comandante da ANEPC, Miguel Cruz, disse que vão ser enviados ainda hoje SMS de alerta à população para o agravamento do estado do tempo a partir de hoje, mas sobretudo na quinta-feira.

“Relativamente às deslocações, aquelas que forem possíveis de evitar deverão ser evitadas amanhã [quinta-feira]. Naturalmente, as questões relacionadas com os aspetos laborais devem ser vistas com as respetivas entidades patronais, caso a caso”, disse.

- Pode interessar-lhe -

De acordo com Miguel Cruz, o nível de prontidão do dispositivo vai subir de amarelo para laranja, o segundo mais elevado, a partir das 00:00 de quinta-feira.

A proteção civil alertou que, para hoje, está previsto que a chuva comece no norte e centro e que na quinta-feira se alastre a todo território continental.

Na quinta-feira, a chegada da tempestade Aline “trará condições meteorológicas mais adversas do ponto de vista daquilo que será a probabilidade de ocorrência quer de inundações quer de quedas de estruturas e ventos”.

A ANEPC aconselhou “especial cuidado na circulação rodoviária” durante o dia de quinta-feira, “evitar a possibilidade de atravessar zonas inundadas e cuidado com a possibilidade de ocorrência de lençóis de água nas vias”.

Depois das muitas ocorrências verificadas na terça-feira relacionadas com o vento forte, a Proteção Civil destacou que estas situações poderão repetir-se na quinta-feira, “possivelmente com maior quantidade”, pelo que alerta para a necessidade de “garantir a total fixação das estruturas” para evitar a respetiva queda.

- Mais para si -

“Outro aspeto importante tem a ver com a agitação marítima e, portanto, todas as atividades relacionadas com o mar devem ser evitadas nesta altura, incluindo o estacionamento e o passeio na orla marítima, na medida em que os valores de agitação marítima serão elevados”, disse.

Também foi pedido aos serviços municipais especial cuidado “na verificação das condições de escoamento das linhas de água e das zonas urbanizadas”, tendo em conta as zonas mais vulneráveis, além do acompanhamento e manutenção das ocorrências.

Apesar das previsões de níveis de precipitação particularmente elevados se centrarem na quinta-feira, na região norte poderá ainda verificar-se alguma quantidade de precipitação na sexta-feira, “mas para valores mais normais”.

Ainda segundo a proteção civil, na terça-feira, aquando da passagem da depressão Babet, verificaram-se 2.060 ocorrências no continente, sobretudo relacionadas com queda de árvores e inundações de vias públicas, que não causaram vítimas.

No entanto, duas pessoas ficaram desalojadas e estão a ser acompanhadas pela proteção civil municipal no concelho de Castro Marim, devido problemas no telhado de uma residência, provocados pelo vento forte.

Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.

Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.

 

- Destaque -
ETIQUETAS:agitação marítimachuvaOcorrênciasprincipalvento

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior PSP Bairro Santa Tecla Barcelos: Mega operação fez 12 detidos. Também esteve em Viana e Valença
Notícia seguinte BS Braga Braga: Vídeo mostra carro arder no acesso ao Hospital de Braga

Somos Sociais

48kSeguidoresGosto
220SeguidoresSeguir
8.6kSeguidoresSeguir
452SubscritoresSubscrever
1.1kSeguidoresSeguir
- Em Parceria -

Últimas Notícias

Armandina Saleiro PS Barcelos autarquicas
Barcelos: Armandina Saleiro quer “devolver confiança” aos barcelenses com uma política de proximidade
Barcelos Cávado
8 de Outubro de 2025
Laga 7 sete pnpg xertelo geres PNPG
PNPG: São 7 lagoas de um Gerês em bruto. Um dos lugares mais incríveis do Parque Nacional
e24
8 de Outubro de 2025
carris pnpg geres estacao meteorologica rui barbosa carlos araujo
PNPG: E de 20 em 20 minutos há imagem e dados dos Carris. Estação Meteorológica reforça segurança e investigação no Gerês
Global
8 de Outubro de 2025
spoofing burla psp - 1 redes sociais braga mbway
Braga: Andavam nas redes sociais. Detidos por burlas milionárias com criptomoedas e MBWay
Braga Cávado
8 de Outubro de 2025
- Em destaque -
- Recomendado -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Anonimo em Esposende: Casal de namorados salvo de afogamento. Há um ferido grave
  • Ana Maria Ferreira Sousa em Esposende: Benjamim Pereira é o candidato do PSD à presidência da AM

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up