E24
Paulo Gonçalves escultura

Motociclismo: Oito toneladas de Paulo Gonçalves. Fevereiro é a data da inauguração da escultura no “Souto”

Está cada vez mais imponente a escultura, de oito toneladas e com cinco metros de altura, que está a ser erguida em Constância, Santarém, para homenagear o saudoso piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida durante o Rali Dakar em 2020.

A iniciativa partiu de Paulo Maria,  fotojornalista especializado em desporto motorizado, cujo projeto foi aceite pela Associação Speedy Forever e pela Câmara de Esposende, terra natal do piloto.

A escultura, construída com peças mecânicas usadas, representa uma moto gigante rendilhada com componentes em fim de vida, simbolizando o icónico piloto português em plena corrida, com a roda da frente levantada numa duna no deserto, o mesmo cenário onde Paulo Gonçalves encontrou o seu destino no Rali Dakar de 2020, na Arábia Saudita.

Paulo Gonçalves

Paulo Maria, coordenador do projeto, descreve a obra como um “trabalho artesanal da HJDP em formato industrial”, destacando a colaboração entre a comunidade, empresas, marcas representadas por Paulo Gonçalves e amigos, que contribuíram com dezenas de milhares de pequenas peças para a construção da escultura.

Entre elas, 12 mil velas comporão o capacete do piloto.

Os trabalhos na fábrica de Constância, conduzidos por carpinteiros e soldadores, estão na fase final, com a instalação do piloto na moto a ser o foco da última semana.

Paulo Maria assegura que a escultura estará concluída até o final de janeiro, pronta para ser inaugurada em fevereiro, mês de nascimento do piloto (05 de fevereiro de 1979), em Esposende.

A escultura é inspirada numa foto da última etapa do Dakar em que Paulo Gonçalves participou, capturando a essência dinâmica e sorridente do piloto.

A obra será instalada no Souto Citadino, junto à Estrada Nacional 13, uma homenagem adicional ao piloto que se destacou como motociclista, acumulando 23 títulos em várias modalidades e participando em sete edições do Rali Dakar, onde alcançou a segunda posição numa delas, e foi campeão do mundo de ralis todo-o-terreno em 2013.

O município de Esposende anunciará em breve a data oficial da inauguração.

paulo gonçalves escultura

Publicidade