João Galamba referiu ao presidente da Câmara de Barcelos que “até ao final de setembro, a Infraestruturas de Portugal (IP) vai lançar os concursos públicos para a execução de 10 empreitadas de supressão de passagens de nível no concelho.
Em agosto, serão lançados os concursos de seis obras nas freguesias da Silva, Carapeços (2), Quintiães e Aguiar (3), e, em setembro, mais quatro: Carreira/Fonte Coberta, Silveiros/Rio Covo, e Gamil/Várzea (2).
Estas informações foram prestadas ontem, em Vila Verde, numa reunião de trabalho que aquele governante manteve com os autarcas dos municípios que constituem a CIM Cávado.
Ainda sobre a ferrovia, Mário Constantino abordou a questão “do alargamento dos comboios suburbanos do Porto até Barcelos e a possibilidade de criação de uma ligação direta Barcelos-Braga”, tendo o ministro da tutela assegurado “que esses objetivos estão previstos no Plano Nacional Ferroviário”.
No que respeita à mobilidade rodoviária, o presidente da Câmara de Barcelos apresentou ao ministro João Galamba quatro dossiês: três relativos à criação de nós de ligação às autoestradas A3, A7 e A28, e um quarto documento sobre o financiamento do fecho da circular urbana – Nó de Santa Eugénia/Gamil, processo que está em procedimento de abertura do concurso público internacional e que tem um custo a rondar os 9 milhões de euros.
No encontro de ontem com João Galamba, o edil Mário Constantino justificou o pedido de financiamento da empreitada do fecho da circular urbana com o facto daquela obra incidir maioritariamente na estada EN 103, ou seja, numa via que é da responsabilidade da Administração Centralç