A NordicEPOD vai investir 50ME em Viana do Castelo e criar 500 postos de trabalho num investimento para a instalação de uma unidade dedicada à produção e distribuição de energia elétrica (EPODs) para ‘data centers’.
O projeto é fruto de uma parceria entre o CTS Group e a multinacional americana Eaton.
A nova unidade industrial ficará situada entre Darque e Vila Nova de Anha e deverá entrar em funcionamento a 1 de fevereiro de 2026. Com uma área total de 110 mil metros quadrados, a infraestrutura contará com 21 mil metros quadrados de construção, dos quais 12 mil metros quadrados serão dedicados à produção de EPODs.
Em conferência de imprensa, o CEO do CTS Group, Filip Schelfhout, sublinhou a importância estratégica de Portugal para a NordicEPOD, destacando as excelentes ligações portuárias, rodoviárias e aeroportuárias de Viana do Castelo.
“Isto é o que vamos fazer. Não é uma promessa, é uma realidade”, garantiu Schelfhout, acrescentando que os EPODs terão 17 metros de comprimento por 3 metros de largura e serão produzidos em grande escala.
A unidade vianense terá uma capacidade de produção de cerca de 450 EPODs por ano, resultando num volume de negócios anual de 650 milhões de euros, com 90% da produção destinada à exportação, principalmente para a Europa e o Médio Oriente.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou o investimento “muito significativo” para o concelho, destacando a sua relevância num setor emergente como o da energia e as parcerias com empresas de referência mundial.
“Teremos criação de riqueza a partir de Viana do Castelo, com mão de obra qualificada e com potencial de chegar a todo o mundo”, afirmou o autarca.
Francisco Reis, representante da BIMMS / CTS Group, destacou a proximidade do Porto de Mar, localizado a apenas 900 metros do novo complexo industrial, o que facilitará a exportação dos equipamentos produzidos. A unidade iniciará operações com duas áreas produtivas: uma dedicada à fabricação de EPODs e outra ao fabrico de quadros elétricos.
O CTS Group, um dos líderes do mercado europeu de data centers, conta atualmente com escritórios e projetos em 11 países e emprega mais de 1.600 trabalhadores. Em Portugal, a empresa tem vindo a investir em parcerias estratégicas com empresas nacionais, como a MecWide, contribuindo para a sua expansão internacional.
Por sua vez, a Eaton, empresa global especializada em gestão de energia, tem forte presença em Portugal e atua em mais de 175 países. Com 94 mil colaboradores em todo o mundo, a Eaton aposta em soluções inovadoras e sustentáveis para os setores elétrico, hidráulico e mecânico.
Com este investimento, Viana do Castelo reforça a sua posição como um polo industrial estratégico em Portugal, promovendo o desenvolvimento económico e a criação de emprego qualificado na região.