E24

Barcelos: Castelo de Faria e “Povoado” vão ter circuitos de interpretação

A Câmara de Barcelos anunciou que vai avançar para um conjunto de circuitos de interpretação no Castelo de Faria e no povoada da idade média existente no Monte Castelo.

“Nos próximos meses, será implementado o circuito de interpretação às ruínas do povoado da Idade do Ferro e do castelo medieval, que privilegiará a informação ao visitante sobre os diferentes momentos da ocupação histórica no monte do Castelo”, confirma a autarquia.

Anuncio surge depois de três dias onde o local foi ocupado pelas “oficinas medievais” que autarquia barcelense diz terem sido “um sucesso”.

oficinas medievais

“Cerca de mil pessoas participaram nas atividades de celebração do Dia Nacional dos Castelos que, ao longo de três dias, decorreram nas ruínas do Castelo de Faria (…) a programação pretendeu dar alma e vida ao sítio e reviver o período medieval, numa altura em que se assinalam os 650 anos do Feito dos Alcaides”, frisa a autarquia.

Recorde-se que, em março do ano passado, o Castelo de Faria passou para a alçada da Câmara Municipal, sendo que, a partir dessa altura, foi gizado um plano de intervenção do sítio que passa pela limpeza, preservação e dinamização cultural daquele património histórico concelhio.

ruinas castelo faria castro

“Assim, desde que a tutela da estação arqueológica passou para a esfera do Município de Barcelos, a autarquia já promoveu trabalhos de controlo e remoção da vegetação arbórea infestante de grande porte e das árvores com patologia que colocavam em perigo a circulação de pessoas no local, estando em curso os trabalhos de manutenção e de gestão florestal dos 4 hectares da propriedade”, assinala o Município de Barcelos.

oficinas medievais barcelos

Publicidade