A cidade de Esposende será o grande destaque do espaço da Organização Regional de Braga na Festa do Avante deste ano.
Inspirado pelo mar e pelas artes da pesca, o espaço será decorado com elementos emblemáticos do concelho, como o farol e os moinhos da Apúlia, refletindo a identidade costeira da região.
Tem-se destacado na defesa dos direitos dos pescadores e na luta por infraestruturas essenciais, como a construção da barra de Esposende e a proteção do Parque Natural do Litoral Norte.
Com a festa a menos de um mês de distância, já estão confirmadas as ofertas gastronómicas que irão marcar o espaço da Organização Regional de Braga.
Os visitantes poderão saborear pratos típicos da região, como Bacalhau à Braga, Arroz de Pato e Massa à Lavrador.
“O “Tasco”, um espaço dedicado a petiscos, servirá iguarias como rojões, bifanas à minhota, pataniscas, caldo verde e sopa de legumes, acompanhados pelos vinhos verdes das adegas locais. Para terminar a refeição com um toque doce, estarão disponíveis especialidades regionais como as clarinhas, Travesseiros/Folhadinhos de Fão, charutos, queijadinhas, Barcas do Cávado e casadinhos”, afirma o PCP.
A Festa do Avante também é conhecida pela promoção do artesanato local, e este ano não será diferente.
Barcelos terá também espaço
“O espaço de Braga irá apresentar peças de artesãos renomados da região, incluindo trabalhos em palha, brinquedos de madeira e cerâmica de Barcelos”,confirma o PCP
Entre os artesãos, destacam-se os oleiros Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, e outros nomes como Conceição Sapateiro e Júlia Cota, que irão expor peças certificadas e exclusivas.
A maior festa política e cultural de Portugal, marcada pelos valores de solidariedade, fraternidade e dedicação militante, acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Seixal.
A edição deste ano promete celebrar, mais uma vez, o trabalho e a arte como expressões da realização humana.