Grupo Petrotec instalou uma fábrica de carregadores para veículos elétricos na Póvoa de Lanhoso, num investimento de quatro milhões de euros.
A produção deverá arrancar no segundo semestre deste ano, com a expectativa de que 90% da produção seja destinada à exportação.
A nova unidade industrial, a quinta do grupo, vai cria 50 postos de trabalho no curto prazo.
A fábrica vai produzir equipamentos para a Hellonext, startup do Grupo Petrotec, bem como para outros parceiros comerciais.
“Esta instalação reforça a nossa aposta no setor da mobilidade sustentável e projeta a Hellonext na Europa”, refere o o grupo Petrotec.
A Hellonext ambiciona tornar-se uma das principais marcas europeias no setor de carregadores ultrarrápidos até 2030.
Fundado em 1983, o Grupo Petrotec é líder europeu na produção de equipamentos e serviços para a indústria de combustíveis.
Com capitais 100% portugueses, o grupo está presente em oito países e tem representação em 84 mercados de quatro continentes, empregando mais de 1.200 colaboradores.
A empresa é parceira tecnológica de grandes companhias e retalhistas mundiais, com equipamentos instalados em mais de 200.000 estações de serviço.
A nova fábrica terá capacidade para produzir anualmente três mil carregadores rápidos e ultrarrápidos, destinados principalmente a mercados como o Reino Unido, Espanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Estónia, Islândia, Lituânia e Roménia.
“Esta unidade é um passo decisivo para acelerar a nossa capacidade de resposta ao mercado”, sublinha Hugo Rigor, diretor-geral da Hellonext.
O projeto conta com uma parceria estratégica entre o Grupo Petrotec e a multinacional taiwanesa Zerova, focada no codesenvolvimento e distribuição de carregadores para veículos elétricos.