e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Famalicão: PJ faz buscas nos Bombeiros Famalicenses. Suspeitas de fraude e favorecimento voltam a agitar corporação
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Ave > Famalicão > Famalicão: PJ faz buscas nos Bombeiros Famalicenses. Suspeitas de fraude e favorecimento voltam a agitar corporação
FamalicãoAve

Famalicão: PJ faz buscas nos Bombeiros Famalicenses. Suspeitas de fraude e favorecimento voltam a agitar corporação

Nuno Cerqueira
7 de Abril de 2026 23:27
Nuno Cerqueira
7 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
PJ Famalicão, Bombeiros Famalicenses, fraude DECIR, Bruno Alves, buscas PJ Braga, corrupção bombeiros, investigação Portugal
Partilhar

A Polícia Judiciária esteve esta terça-feira no quartel dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, numa operação que volta a lançar suspeitas graves sobre o funcionamento interno da corporação.

Em causa estarão alegadas irregularidades nas escalas do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), com suspeitas de falsificação de documentos para beneficiar elementos envolvidos no dispositivo. A investigação aponta ainda para a aquisição recorrente de material num único estabelecimento comercial, que será um supermercado pertencente à mulher do comandante.

Os inspetores da PJ de Braga permaneceram várias horas nas instalações, entre a manhã e o início da tarde, recolhendo documentação e outros elementos considerados relevantes para o processo.

Suspeitas antigas voltam à tona

O caso não surge do nada. Já em junho de 2025, o nome do comandante Bruno Alves esteve no centro da polémica, com a colocação de tarjas em vários pontos de Vila Nova de Famalicão a exigir a sua demissão.

Mensagens como “Chega de corrupção” e “Rua comandante Bruno” apareceram junto ao quartel e em rotundas do concelho, refletindo um ambiente de contestação interna. Na altura, fontes ligadas aos bombeiros denunciavam alegadas irregularidades, incluindo o uso indevido de recursos da corporação.

Bruno Alves reagiu então garantindo estar de “consciência completamente tranquila” e anunciou intenção de avançar com uma queixa-crime contra os autores das acusações.

Silêncio da direção

Contactado agora após as buscas, o comandante remeteu esclarecimentos para o presidente da associação humanitária, Amadeu Carneiro, que até ao momento não prestou declarações.

A corporação de Famalicão, uma das mais relevantes do concelho, recebe anualmente apoios públicos da autarquia, o que aumenta a pressão para esclarecimentos rápidos sobre a gestão interna.

Investigação em curso

A PJ não divulgou oficialmente detalhes da operação, mas o foco em documentação operacional e circuitos de aquisição de material indica uma investigação com potencial impacto judicial e disciplinar.

O caso pode vir a expor fragilidades no controlo de fundos e na organização dos dispositivos de combate a incêndios — áreas críticas num país frequentemente afetado por fogos rurais.

A investigação segue em curso.

ETIQUETAS:bombeiros FamalicensesBruno Alvesbuscas PJ Bragacorrupção bombeirosdestaquefraude DECIRinvestigação PortugalPJ Famalicão

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso4
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior sporting lisboa arsenal liga dos campeoes champions league - 13 Futebol: Arsenal vence em Lisboa (0-1) o Sporting
Notícia seguinte donald trump epic fury irao ataque Trump anuncia cessar-fogo de duas semanas no Irão após ameaça de escalada militar
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viseu Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanizacao de 36 hectares no Fontelo
Viseu: Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanização de 36 hectares no Fontelo
Global
7 minutos atrás
Sonnedix
Sonnedix estreia em Portugal centrais solares de grande escala com baterias
Business
13 minutos atrás
Lider da Nvidia foi alvo de espionagem ao servico do governo chines
Líder da Nvidia foi alvo de espionagem ao serviço do governo chinês
Business
19 minutos atrás
Esposende Esposende Ambiente investe 212 mil euros em telemetria para contadores de agua e1793354483527
Esposende: Esposende Ambiente investe 212 mil euros em telemetria para contadores de água
Litoral Esposende
32 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

maria eduarda silva viseu liga feminino futebol braga
eSports

Futebol: Árbitra de Braga nomeada para final da Taça da Liga Feminina em Viseu

7 meses atrás
PSG final liga dos campeões E24 arsenal
eSports

Futebol: PSG conquista Champions nos penáltis frente ao Arsenal

5 meses atrás
hospital saude barcelos esposende
BarcelosCávado

Mulher resgatada do rio Cávado depois de cair de ponte em Barcelos

4 anos atrás
Tunel
BragaCávado

Braga: Requalificação do túnel rodoviário da avenida da Liberdade começa segunda-feira

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up