E24
Polícia marítima resgata

Polícia Marítima resgata 47 migrantes no mar mediterrâneo ao largo da ilha de Pantelleria

Os elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da Operação “THEMIS”, da Agência FRONTEX, intercetaram ontem, 25 de agosto, duas embarcações com um total de 47 migrantes, entre eles três mulheres e 18 menores, ao largo da ilha de Pantelleria.

Na sequência de um alerta recebido através da Local Coordinator Centre de Palermo, a informar da existência de duas embarcações com migrantes a bordo, os elementos da Polícia Marítima deslocaram-se de imediato para o local, onde intercetaram as embarcações com um total de 47 pessoas, entre elas 26 homens, três mulheres e 18 menores, entre eles três crianças de colo, que não envergavam coletes de salvação.

Os elementos da Polícia Marítima procederam ao resgate e transporte dos migrantes, por questões de segurança, para o porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas e elementos da FRONTEX.

Desde junho de 2023, a Polícia Marítima já resgatou 425 migrantes, no âmbito da Operação Conjunta “THEMIS” da Agência FRONTEX, que tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal. Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação “THEMIS”, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.

Publicidade