A iniciativa reuniu utentes dos cinco equipamentos municipais na festa litúrgica da Beata Alexandrina Maria da Costa.
Os utentes dos cinco Centros Ocupacionais do Concelho da Póvoa de Varzim participaram numa visita guiada e comunitária ao recém-inaugurado Santuário Eucarístico de Balasar.
A iniciativa assinalou a festa litúrgica da Beata Alexandrina Maria da Costa, evocando a data do seu falecimento. A comitiva reuniu idosos e utentes das estruturas de proximidade de Aver-o-Mar, Balasar, Laúndos, Estela e da Lapa, num programa que incluiu a celebração da santa missa e o reconhecimento guiado do novo complexo religioso.
A Vereadora do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Carina Moreira, acompanhou a deslocação em representação do executivo municipal.
Envelhecimento Ativo e Valorização do Património Religioso
Considerado o primeiro santuário construído de raiz em Portugal no século XXI, o Santuário Eucarístico de Balasar afirma-se como um marco da arquitetura religiosa contemporânea, preparado para acolher peregrinos de todo o mundo que buscam conhecer a vida e obra da Beata Alexandrina.
Através destas ações de mobilidade e convívio, o Município da Póvoa de Varzim reforça as políticas de envelhecimento ativo, estimulando a saúde mental, o bem-estar e o sentimento de pertença comunitária dos munícipes mais séniores.

















