e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Póvoa de Varzim: “Crianças não devem conhecer o mundo apenas através dos vidros dos carros”
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Póvoa de Varzim > Póvoa de Varzim: “Crianças não devem conhecer o mundo apenas através dos vidros dos carros”
Póvoa de VarzimLitoral

Póvoa de Varzim: “Crianças não devem conhecer o mundo apenas através dos vidros dos carros”

Nuno Cerqueira
1 de Fevereiro de 2025 11:42
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
carlos gomes de sá esposende póvoa de varzim crianças cidades - 1
Foto: E24
Partilhar

“As crianças não devem conhecer o mundo apenas através dos vidros dos carros”, afirmou Manuel Sarmento, diretor do programa de mestrado em Estudos da Criança da UMinho, que marcou presença num debate promovido pelo Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim que abordou as cidades para (e com) as crianças.

Manuel Sarmento destacou a importância da liberdade de movimento e da experiência direta com o espaço urbano para o desenvolvimento infantil. Defendeu “cidades mais humanizadas, com foco na mobilidade a pé”.

O docente da UMinho alertou para os efeitos negativos da limitação da autonomia das crianças: redução do conhecimento do espaço urbano, aumento da obesidade, diminuição da interação intergeracional e dificuldades na participação social.

Já Catarina Grande, professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, criticou o desenvolvimento urbano que cria áreas de exclusão.

“Junto a um condomínio de luxo pode estar um bairro social, o que limita o acesso das crianças a espaços adequados, promovendo segregação e privação de oportunidades”, explicou.

Andreia Teixeira, responsável pelo Clube de Expressão Dramática AverTeatro, destacou o papel da arte na integração social.

“A arte promove diálogo, empatia e entendimento entre diferentes grupos”, disse, referindo-se ao projeto que envolve toda a comunidade educativa de Aver-o-Mar, onde estudam crianças de 27 nacionalidades.

Carlos Gomes de Sá, natural de Forjães (Esposende) e diretor do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, sublinhou a importância de receber bem os alunos e suas famílias, promovendo a interculturalidade.

“No fundo trata-se de uma tarefa simples: receber bem os alunos e as suas famílias, encaminhando-as para os locais corretos consoante as suas necessidades e promovendo a interculturalidade”, destacou Carlos Gomes de Sá.

O Agrupamento de Aver-o-Mar impulsiona diversos clubes, como História, Teatro, Comunicação, Robótica, Desporto ou Artes. Para Carlos Gomes de Sá, esta aprendizagem “dá espaço à experimentação, fomenta a criatividade e o desenvolvimento pessoal”.

“É uma complementaridade mais prática, colaborativa e personalizada ao ensino tradicional que tem motivado os/as estudantes a aprender mais sobre cada um dos temas em que se envolvem”, disse.

Sara Cortesão, aluna do 8.º ano, deixou um apelo: “Os adultos perguntam-nos a opinião, mas depois nada acontece. Nós só queremos o mesmo que vocês queriam: ser ouvidos e levados a sério”.

A moderação esteve a cargo de Sara Miguel, psicóloga e cofundadora da cooperativa “Ser Natureza”, que promove o bem-estar através da integração da natureza e dos animais.

Para o BE, a iniciativa “reforçou a necessidade de repensar as cidades, colocando as crianças no centro das decisões urbanas”.

ETIQUETAS:BEBE Póvoa de VarzimCarlos Gomes de Sácriançasdebateprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior BV Famalicenses equipa cinotecnica cao resgate - 1 Bombeiros Famalicenses organizam exercício de “Equipas Cinotécnicas”
Notícia seguinte tribunal de famalicao Vila Verde MP acf filipe correia tribunais Braga: Tribunal ignora Filipe Correia. “Sete sentenças, 100ME e zero justiça”, afirma o empresário
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana VI Ciclo de Orgao promove seis concertos e masterclasse de entrada livre
Viana: VI Ciclo de Órgão promove seis concertos e masterclasse de entrada livre
Viana do Castelo Litoral
1 hora atrás
detido e24
Porto: PJ detém jovem de 23 anos em flagrante delito por pornografia de menores
Global
1 hora atrás
Braga Projeto School Bus com investimento de 18 milhoes de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga: Projeto ‘School Bus’ com investimento de 1,8 milhões de euros apoia mobilidade de mais de 200 mil alunos
Braga Cávado
1 hora atrás
Braga Centro Civico de Palmeira acolhe comedia As Mulheres de Valentino Jose este sabado
Braga: Centro Cívico de Palmeira acolhe comédia “As Mulheres de Valentino José” este sábado
Braga Cávado
1 hora atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

bombeiros felgueiras pneu porto atropelada
EsposendeLitoral

Esposende: Despiste violento na A28 faz um ferido grave e três ligeiros na Apúlia

3 meses atrás
ICNF Florestal sapadores guardas vigilantes governo
Global

Terras de Bouro: Governo quer juntar guardas-florestais, vigilantes e guarda-rios numa carreira única

8 meses atrás
pontao ancora pescadores - 2
Global

Alto Minho: “Passarela” do pontão volta a ceder e pescadores apontam para 15 anos de atrasos no Porto de Mar de Âncora

10 meses atrás
NVE Enhenharia taglobal portugal economia empresas
Business

Israelitas investem 12,3ME em Guimarães e criam pelo menos 80 empregos

6 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up