e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler União de Freguesias: Desunir o quê?
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > União de Freguesias: Desunir o quê?
Opinião

União de Freguesias: Desunir o quê?

Manuel Pereira
6 de Julho de 2024 13:13
Manuel Pereira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
gyokeres rui moreira porto vida energetica apaga verao economia eleições autárquicas habitação inovação sondagem scut derrocada Manuel Gomes Pereira freguesias verao municípios Esposende comunicação social teletrabalho paulo gonçalves orçamento
Manuel Pereira membro do Bloco de Esquerda
Partilhar

A temática da desunião das Uniões de Freguesias promovida pelo Governo de Passos Coelho sempre me levou a uma pergunta: O que é que nós unimos para agora desunir?

Talvez seja um erro de visão, ou mesmo alguma falta de conhecimento, mas é percetível que as Uniões de Freguesia pouco uniram, que pouco reduziram, que pouco alteraram a conceção de localidade e comunidade no nosso povo.

Não desapareceram freguesias, não se apagaram identidades, lugares, as mesas de voto continuam virtualmente as mesmas, os recursos necessários para fazer face às exigências mantiveram-se em níveis similares aqueles que existiam pré-uniões, e as maiores freguesias do país mantiveram-se intactas.

Com o novo regime, desapareceram alguns postos de “presidente da junta”, nos casos das uniões entre freguesias com maior dimensão a outras de menor dimensão passou a existir possibilidade de partilha de recursos (sabemos que em grande parte não significou mais recursos para os mais pequenos) e basicamente passamos a ter a mesma área de território com menos responsáveis designados.

Não mudamos muito o nosso dia-a-dia, então porque queremos desunir o que nunca se uniu? Porque a união sempre foi uma imposição?

Não somos um povo avesso à mudança, mas somos um povo que no fundo do seu espírito, não aceita imposições. Foi a imposição externa de uma medida desta relevância que a tornou um alvo a abater desde o primeiro momento, inquinando desde logo o que deveria ter sido um processo cuidado e de real auscultação do país, quer a autarquias quer à população, percebendo com maior cuidado quais as uniões que fariam sentido e que poderia ter significado um verdadeiro salto qualitativo na vida dos cidadão com a sua participação direta.

A falta desta auscultação e consulta pública falta também no caso das desuniões, onde percebemos que em muitos casos, como o de Esposende, não existiu e não sendo claro o que quer a população, tendo-se os Municípios refugiado nas Assembleias de Freguesia, fazendo da votação no programa eleitoral dos partidos do sufrágio direto da vontade em desunir.

É claro para mim que o tema merecia um maior e melhor tratamento.

Mas sejamos claros e diretos : uma melhor coordenação e partilha dos recursos a nível inter-freguesias só traria resultados positivos!

Não podemos considerar que as freguesias mais pequenas, que vivem dependentes dos recursos humanos, técnicos e financeiros dos municípios tenham uma verdadeira independência na acção e que consigam responder com eficácia às exigências das suas populações e o que mais espanta neste fervor anti-união é que uma grande parte clamam pela implementação do processo de Regionalização do Poder Central.

Com Governos Regionais, que receberão uma parte das competências do Governo da República mas também das Autarquias, a perda de responsabilidades e de alguma autonomia das autoridades locais será uma realidade. Com uma coordenação mais próxima, a gestão de infraestruturas, pessoal e material será feita a um nível sub-regional, retirando assim de uma forma velada a independência que hoje alguns ficticiamente querem recuperar.

No fim do dia, não me consigo considerar frontalmente contra ou a favor da união ou desunião das freguesias.

Deveria ter sido um processo diferente, com um foco diferente, caso-a-caso, percebendo ganhos e perdas, percebendo a vontade da população e não sendo uma decisão burocrática e numérica.Assim, com um processo mais lento, mas mais seguro e com os pés assentes na terra, teríamos tido menos retrocessos, mais aceitação, mais economia e menos desperdício de dinheiro.

Melhores reflexões serão precisas no futuro.

ETIQUETAS:destaquee24freguesiasManuel Gomes Pereiraopniãoreorganização administrativa

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Incendio Gaia Incêndio consome armazém de fábrica de produtores alimentares em Gaia
Notícia seguinte Montalegre ralycross Automobilismo: Mundial de Ralicross de Montalegre já tem bilhetes à venda
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Barcelos Estudante de Barcelos obtem a nota de entrada mais elevada na Universidade Politecnica do Cavado e do Ave e1787750518513
Barcelos: Estudante de Barcelos obtém a nota de entrada mais alta na UPCA, com média de 19,35 valores
Barcelos Cávado
13 minutos atrás
Famalicão 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão: 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão Ave
2 horas atrás
Povoa de Lanhoso Xutos Pontapes e Diogo Picarra encabecam a maior edicao de sempre da Noite Geracoes
Póvoa de Lanhoso: Xutos & Pontapés e Diogo Piçarra encabeçam a “maior edição de sempre” da Noite Gerações
Póvoa de Lanhoso Ave
2 horas atrás
Barcelos Lurdes Faria celebrou 100 anos com animacao da Banda do Galo
Barcelos: Lurdes Faria celebrou 100 anos com animação da Banda do Galo
Barcelos Cávado
3 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

BV BRaga e BS Braga Cabreiros
BragaCávado

Braga: Bombeiros e meio aéreo mobilizados para incêndio em mato na freguesia de Cabreiros

3 anos atrás
Pescadores pesca vila do conde
Global

Pagamentos do Estado aos setores agroflorestal e das pescas atingem 640 ME em outubro

4 anos atrás
corpo povoa de varzim
Global

Encontrado corpo de homem no porto da Póvoa de Varzim

3 anos atrás
Viana incendio
FafeLimaViana do Castelo

Viana: Fuga de gás em Mujães mobiliza bombeiros

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up