interdita

Viana: Duas praias de Carreço interditas a banhos

As praias de Argaçosa e do Lumiar, localizadas em Carreço, Viana do Castelo, foram proibidas para banhos a partir da última quarta-feira devido à má qualidade da água, conforme comunicado pelo capitão do porto local.

O Capitão Silva Lampreia informou que tanto a praia fluvial de Argaçosa, uma área supervisionada para banhistas, quanto a praia do Lumiar, que é de natureza marítima e não possui supervisão, estão desaconselhadas para banhos desde as 10h00 de quarta-feira.

A decisão de interdição foi tomada em coordenação com o delegado de saúde, a Câmara de Viana do Castelo e a capitania, após análises regulares realizadas nas águas terem apresentado um “parâmetro fora dos padrões de qualidade”, devido à presença da bactéria ‘Escherichia coli’.

De acordo com o Capitão Silva Lampreia, ambas as praias não foram consideradas aptas para receber a bandeira azul de qualidade. O capitão acrescentou que, no caso da praia fluvial de Argaçosa, que é supervisionada, a bandeira vermelha foi hasteada como sinal de interdição.

Quanto à praia do Lumiar, foram colocadas placas indicativas desaconselhando banhos no mar.

O Capitão Silva Lampreia informou também que a Câmara de Viana do Castelo planeja coletar novas amostras de água nas praias afetadas para avaliação.

 

Publicidade