e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: IP condenada a pagar 100 mil euros a condutor que chocou contra árvore caída
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: IP condenada a pagar 100 mil euros a condutor que chocou contra árvore caída
LimaViana do Castelo

Viana: IP condenada a pagar 100 mil euros a condutor que chocou contra árvore caída

Redação E24
27 de Julho de 2023 09:32
Redação E24
Publicado a 27 de Julho de 2023
Partilhar
2 minuto(s) de leitura
tribunal acidente Braga viana Minho arvores
Foto. Nuno Cerqueira
Partilhar

– Publicidade –

A decisão do tribunal revogou a sentença anterior do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), que atribuiu culpa tanto à IP, com uma proporção de 70%, como ao automobilista, com 30%.

O estucador, na época do acidente com 26 anos, residente na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, apresentou uma ação comum em busca de responsabilizar a entidade pública pela sua participação no sinistro.

O advogado do autor da ação, Carlos Pires, informou que o condutor recebeu cerca de 100 mil euros, considerando os juros de mora aplicados a algumas das parcelas.

A Câmara de Viana do Castelo foi absolvida do “dever de vigilância” do carvalho centenário, que a IP tentou atribuir, sendo o tribunal determinou que a responsabilidade recaía sob a jurisdição da extinta Junta Autónoma de Estradas, atualmente conhecida como IP, uma vez que a árvore se encontrava na berma da estrada.

O acidente ocorreu numa noite de temporal, em janeiro de 2010, enquanto o condutor seguia na EN 305 no sentido Viana do Castelo e o lugar das Neves, na freguesia de Vila de Punhe.

A árvore caída, um carvalho com mais de 10 metros de altura e um metro de diâmetro, cujo tronco estava apodrecido, bloqueou a via, resultando na colisão do carro com a árvore, que posteriormente foi removida.

O condutor sofreu traumatismo craniano frontal e precisou de internação no Hospital de Braga por 14 dias.

Em decorrência do acidente, foi-lhe diagnosticada uma perturbação de ansiedade fóbica com leve repercussão na sua autonomia, além de ter sido constatado “défice funcional permanente da integridade físico-psíquica”.

Esse veredicto marca o desfecho de um longo processo judicial e coloca a Infraestruturas de Portugal no dever de compensar o condutor pelos danos sofridos no acidente que mudou sua vida.

ETIQUETAS:IPprincipalViana do Castelo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Incêndios bombeiro barcelos Alto Minho Cerca de 60 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio
Notícia seguinte acidente vila cova en103_1 Barcelos: Colisão em Vila Cova de mota com carro faz um ferido na EN103-1

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

OC Barcelos UDO
Hóquei em Patins: OC Barcelos ganha vantagem após dezoito grandes penalidades
eSports
19 de Maio de 2025
Chega viana
Viana: “Resultado histórico” afirma Eduardo Teixeira
Viana do Castelo Litoral
19 de Maio de 2025
pedro nuno santos legislativas
Legislativas: Pedro Nuno Santos demite-se e não será recandidato
Global
19 de Maio de 2025
AD PSD Luis montenegro - 2 legislativas
Legislativas: Resultado final. AD vence eleições em noite de “reforço” de Livre e Chega
Global
19 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up