e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: PSD propõe “Academia Jovem de Cidadania” focada nos jovens dos 14 aos 16 anos
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: PSD propõe “Academia Jovem de Cidadania” focada nos jovens dos 14 aos 16 anos
Viana do CasteloLitoral

Viana: PSD propõe “Academia Jovem de Cidadania” focada nos jovens dos 14 aos 16 anos

Redação E24
23 de Julho de 2026 16:04
Redação E24
2 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
psd esposende
Foto: Nuno Cerqueira
Partilhar

Social-democratas alertam para o desencontro entre a oferta de férias tradicionais e a procura de autonomia da população adolescente

Num comunicado divulgado durante os trabalhos autárquicos, o PSD de Viana do Castelo trouxe a debate a reformulação das políticas municipais de juventude, colocando o foco na faixa etária entre os 14 e os 16 anos. Embora reconheça a relevância dos programas de férias em vigor e o papel do Banco Local de Voluntariado, o partido defende que a atual oferta municipal já não responde às necessidades de autonomia e participação desta faixa etária específica.

Segundo a bancada social-democrata, muitos adolescentes no início do ensino secundário “já não se identificam com o modelo tradicional de ocupação dos tempos livres”, criando um desencontro entre a vontade dos jovens por novos desafios e a procura das famílias por respostas de ocupação enriquecedoras.

Proposta: Academia Jovem de Cidadania de Viana do Castelo

Para colmatar esta lacuna, o PSD propôs a criação de um projeto-piloto designado Academia Jovem de Cidadania. A iniciativa seria estruturada como uma academia de verão por módulos temáticos, combinando voluntariado, cidadania, ciência e inovação.

A proposta sugere tirar partido da rede institucional e empresarial do concelho, ligando os adolescentes a áreas como:

  • Ambiente e Proteção Civil;
  • Ação Social, Cultura e Desporto;
  • Ciência, Tecnologia e Tecido Empresarial/Industrial;
  • Parcerias com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Museus.

O partido defende ainda o envolvimento direto do Conselho Municipal da Juventude no processo, sublinhando que qualquer medida deve ser precedida de uma consulta pública aos próprios jovens para apurar os seus interesses.

Três perguntas do PSD ao Executivo Municipal

A intervenção partidária concluiu com três questões formais dirigidas ao executivo liderado por Luís Nobre:

  1. Existe atualmente algum projeto municipal dirigido especificamente aos jovens entre os 14 e os 16 anos que promova esta combinação entre voluntariado, cidadania ativa e desenvolvimento de competências?
  2. Já foram auscultados estes jovens sobre o tipo de experiências e atividades que gostariam de desenvolver durante as férias de verão?
  3. Estará o Município disponível para estudar a implementação de um projeto-piloto desta natureza?

“Aos 14 anos, muitos jovens querem sentir que já contam. Cabe-nos criar oportunidades para que contem, de facto. Investir na juventude não é apenas oferecer atividades ou ocupar tempos livres. É dar-lhes ferramentas e sentido de pertença”, conclui a nota da concelhia.

ETIQUETAS:academiajovemdecidadaniadestaquejovensjuventudevianadocasteloluisnobreocupacaodeferaspsdpsdvianadocastelovianadocastelo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior abril hungria carvao aço Paulo Cunha Jogar para ganhar Portugal hospital de barcelos O Minho que já temos e o Minho que queremos
Notícia seguinte Viana Aprovado concurso público de 2,3 milhões de euros para o novo campo da Cidade Desportiva Viana: Aprovado concurso público de 2,3 milhões de euros para o novo campo da Cidade Desportiva
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga Bombeiros Sapadores de Braga destroem tres ninhos de vespa asiatica junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga: Bombeiros Sapadores de Braga destroem três ninhos de vespa asiática junto ao Tribunal Administrativo e Fiscal
Braga Cávado
1 hora atrás
sc braga carlos vicens - 1
Futebol: Carlos Vicens roda o plantel. 24 jogadores já tiveram minutos no SC Braga
eSports
4 horas atrás
PSD de Esposende reivindica legado de Oliveira Martins e Couto dos SantosRepresentam um modelo a seguir
PSD de Esposende reivindica legado de Oliveira Martins e Couto dos Santos:”Representam um modelo a seguir”
Esposende Litoral
4 horas atrás
Guimaraes GNR apreende 230 mil cigarros ilicitos e detem homem de 71 anos
Guimarães: GNR apreende 230 mil cigarros ilícitos e detém homem de 71 anos
Guimarães Ave
4 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Captura de ecra 2023 09 23 as 18.30.23
1
CávadoEsposende

Esposende: Mota entra por casa a dentro e desaparece. Donos procuram o sinistrado

3 anos atrás
Caldos do Pote em sabariz vila verde
Vila VerdeCávado

Vila Verde: É em Sabariz. Festa do Caldo do Pote

12 meses atrás
Jovem de 25 anos ferido com gravidade A28 Esposende
EsposendeLitoral

Esposende: Ferido grave após acidente na A28 na ponte sob o rio Cávado

1 ano atrás
etar barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: ETAR de Macieira em fase de testes

4 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Asel em Braga: Homem pede indemnização de 6 mil euros a ex-mulher por violência doméstica e mutilação genital
  • António Marques em As praias são de todos. O abandono também?

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up