E24

Viana: Quer recuar no tempo e participar no “Mercado dos Descobrimentos”? Então veja aqui o que tem que fazer

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”.

 

Aproveitar a temática das feiras medievais, mas adaptada localmente, permitindo às pessoas conhecer e experienciar os hábitos e costumes desse período, em que Viana do Castelo teve uma participação muito importante

O Mercado dos Descobrimentos terá como ponto central o Forte de Santiago da Barra, construído durante o século XVI para defesa de Viana do Castelo, 2º maior porto do país, e a sua envolvente, num novo cenário que vai continuar a fazer uma ligação com o centro histórico.

Viana do Castelo foi fundada no século XIII, pelo rei Afonso III, então com o nome de Viana da Foz do Lima, mantendo desde sempre uma profunda ligação ao rio e ao mar.

Na época dos descobrimentos portugueses, entre os séculos XV e XVI, saíram dos estaleiros que já então existiam em Viana do Castelo, naus e caravelas para as rotas da Índias e das Américas, regressando com especiarias e outras cargas preciosas.

Nesse período, o vianense João Álvares Fagundes (1460-1522), navegador e armador de navios, foi pioneiro da navegação na Terra Nova, no Atlântico Norte, acabando por abrir o caminho ao culto das muitas maneiras de comer bacalhau em Portugal.

Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que transportará os visitantes para a “Vianna da Foz do Lima”, numa época em que o porto desta “villa” assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica.

As inscrições para a primeira edição do Mercado dos Descobrimentos decorrerem até 23 de maio e permitem a participação de artífices, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou a demonstração de produtos característicos da época dos descobrimentos, a instalarem-se no Forte de Santiago Barra, junto à muralha e no Campo do Castelo.

O regulamento e a inscrição para a participação está disponível no site da VianaFestas (www.vianafestas.com).

Publicidade