E24
braga

Braga: Aprovadas seis candidaturas no âmbito da mobilidade

O município de Braga teve aprovadas seis candidaturas ao Fundo para o Serviço Público de Transportes (FSPT), sob gestão do Conselho Diretivo do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Estas candidaturas incluem projetos como o sistema centralizado de biética no Centro Coordenador de Transportes de Braga (CCTB), o Plano de Mobilidade Escolar, o PediBus, o projeto para monitorização e gestão dos contratos de serviço de transporte público de passageiros, o projeto integrador de mobilidade sustentável em transporte público de passageiros e o projeto de melhoria pedonal e ciclável do CCTB.

Estes projetos representam um investimento total de 370 mil euros, sendo financiado em 85% pelo FSPT, o que corresponde a cerca de 255 mil euros em fundos.

Todos estes projetos foram iniciados no segundo semestre deste ano e têm previsão de conclusão até o final do presente ano ou início de 2024.

De acordo com a vereadora Olga Pereira, estes projetos “são essenciais para modernizar os sistemas de transportes e incentivar os modos suaves de locomoção”.

“O acesso a esses fundos permite aumentar a capacidade organizativa, melhorar a qualidade dos serviços de transporte público e promover o uso de meios de transporte sustentáveis junto da população escolar”, frisa a vereadora.

A cidade de Braga tem feito esforços para melhorar a mobilidade, investindo na mudança de mentalidades e na promoção de meios de transporte coletivos e modos suaves de locomoção. Acredita-se que esse é o caminho a seguir para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir a pegada carbônica da cidade.

Publicidade