O Chega voltou a exigir medidas imediatas de segurança nas variantes rodoviárias de Braga, com destaque para a Variante do Fôjo e a Circular Urbana, alertando para o risco crescente de acidentes graves.
O aviso é do vereador Filipe Aguiar, que tem levantado o tema em várias reuniões de câmara e durante a campanha autárquica.
Braga: (vídeo) Levou tudo à frente mas houve “sorte” na variante do Fôjo
O alerta surge após vários acidentes, incluindo um episódio recente em que uma viatura atravessou o separador central da Variante do Fôjo, colidindo com outro veículo em sentido contrário e provocando feridos graves.
Em janeiro de 2025, registou-se ainda o atropelamento de uma mulher numa passadeira, evidenciando a vulnerabilidade de peões.
“Estamos à espera de uma desgraça com vítimas mortais para agir?”, questiona Filipe Aguiar. O vereador sublinha que estas vias são eixos estruturantes, com tráfego intenso, mas sem condições mínimas de segurança.
Entre as propostas apresentadas estão separadores centrais robustos, reforço da sinalização, medidas de acalmia de tráfego, melhoria da proteção de peões e faixas cicláveis.
Braga: Variante do Fojo. Obras cortam trânsito por seis meses a partir de 9 de janeiro




