E24
INL administradores empresas

Braga: Foram ao INL dar as “boas vindas” à nova diretora geral

Clívia Sotomayor Torres, Diretora-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), recebeu de forma calorosa os administradores e administradoras das empresas municipais do concelho de Braga – AGERE, Braval, Bragahabit, InvestBraga, Teatro Circo de Braga e Transportes Urbanos de Braga.

Este encontro, a pedido das referidas empresas, que contou também com a participação de vários investigadores do INL, teve como propósito apresentar os cumprimentos pela sua recente nomeação e boas-vindas, em nome pessoal, bem como em nome dos cerca de 1.500 colaboradores que representam.

A iniciativa teve igualmente como objetivos não apenas revisitar colaborações anteriores e atuais de sucesso, como também explorar possibilidades futuras para novas cooperações.

Durante o encontro, cada um dos administradores teve a oportunidade de apresentar as suas áreas de intervenção e responsabilidade municipal, assim como o trabalho desenvolvido nos últimos 10 anos em prol do bem-estar e qualidade de vida dos bracarenses.

O mesmo foi considerado essencial para fomentar parcerias fortes entre o INL e as empresas municipais, marcando um passo significativo no alinhamento de visões e estratégias, tendo Clívia Sotomayor Torres saudado o espírito colaborativo e enfatizado a importância de parcerias sustentadas e de comunicação aberta.

Rui Morais (AGERE / Braval), Paula Campos (AGERE), Carlos Videira (Bragahabit), Carlos Silva (InvestBraga), Joana Fernandes (Teatro Circo), Sandra Cerqueira (TUB) e Teotónio dos Santos (TUB) focaram a importância da colaboração mútua em prol da ciência, investigação e inovação, tendo assinalado total disponibilidade e abertura para o desenvolvimento de projetos futuros.

A Diretora-geral do INL fez eco a este sentimento, expressando otimismo sobre as possibilidades que poderiam surgir de uma colaboração reforçada.

“Valorizamos as contribuições destas conceituadas empresas e estamos comprometidos em criar juntos um ambiente propício para o crescimento futuro e a responsabilidade social”, observou Sotomayor Torres.

Os investigadores do INL apresentaram atividades de investigação em áreas de interesses comuns quer ao nível da qualidade da água, da sustentabilidade ambiental, da eficiência energética e da sensorização.

Foram ainda apresentados os compromissos em curso com o Município de Braga como o projeto BUILD, ao nível dos sensores de dióxido de carbono, para monotorização da qualidade do ar, ou o projeto de verão para jovens denominado incluIR e a colaboração com o Equilibrium Social Circus.

Enquanto Braga se prepara para ser a Capital da Cultura de Portugal em 2025, o INL mostrou-se também empenhado em continuar a associar a ciência com as artes nas atividades culturais da cidade.

A nova Diretora-geral recebeu ainda por parte dos administradores e administradoras das empresas municipais a Senhora do Leite, uma peça que recria símbolos da cidade de Braga, e resulta de um projeto de inclusão social e profissional de pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.

A reunião terminou com o compromisso partilhado entre o INL e as empresas públicas municipais em manter um diálogo ativo e construtivo, no sentido de empreender futuras parcerias.

 

Publicidade