A nova Praia Fluvial do Cavadinho está disponível para ser usufruída. Está localizada junto ao rio Cávado, na freguesia de Crespos, e inserida num cenário de enorme beleza natural.
A Praia do Cavadinho foi alvo de uma intervenção profunda que a transformou num espaço de lazer preparado para receber o público com todo o conforto e segurança.
O investimento foi de cerca de 850 mil euros, cofinanciado pelo programa Norte 2030, reforçando a estratégia de valorização do património natural e cultural da região.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, salientou que este espaço é uma afirmação do “compromisso do Município com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”.
“Queremos continuar a valorizar as margens do rio Cávado e a criar espaços que promovam o bem-estar dos cidadãos, reforçando ao mesmo tempo imagem de Braga como um destino turístico de excelência em várias áreas”, disse.
A nova infraestrutura integra-se numa estratégia municipal mais ampla de criação de uma rede de praias fluviais acessíveis e de excelência, que inclui já as praias de Merelim São Paio, Adaúfe e Ponte do Bico.
Brevemente irá juntar-se a esta lista a praia fluvial de Navarra, com infraestruturação prevista para o próximo ano.
Bandeira azul
Três das praias fluviais do concelho foram galardoadas este ano com a Bandeira Azul – Cavadinho, Adaúfe e Ponte do Bico.
Com a crescente procura por espaços naturais de qualidade, a nova praia do Cavadinho surge para dar resposta à forte afluência registada nas restantes zonas balneares do concelho, nomeadamente a Praia de Adaúfe.
A Praia Fluvial do Cavadinho distingue-se pela qualidade da água e paisagem envolvente, onde se destacam encostas arborizadas, rochas, ilhas e elementos do património rural como azenhas e campos agrícolas.
A intervenção contemplou a criação de um parque de estacionamento, um bar de apoio, um largo de acolhimento e acessos qualificados à zona de banhos, promovendo a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e famílias.
O espaço está ainda igualmente preparado para acolher painéis interpretativos da biodiversidade, sublinhando o seu contributo para a educação ambiental e valorização do ecossistema local.