O Comandante Nacional da Proteção Civil, Mário Silvestre, esteve fora do país durante três dias para uma formação em Bruxelas, numa deslocação realizada em plena depressão Joseph e antes da tempestade Kristin, avançou a revista Sábado.
Segundo a publicação, Mário Silvestre viajou a 26 de janeiro, com autorização do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Uma fonte oficial confirmou que a ausência foi validada internamente e justificou a decisão com a falta de informação, na altura, sobre a chegada da tempestade Kristin.
“A deslocação foi autorizada pelo presidente da ANEPC, uma vez que, à data da partida, não existia qualquer informação relativa à depressão Kristin”, referiu a mesma fonte, citada pela revista, acrescentando que a ANEPC só foi formalmente informada no dia 26 de janeiro, às 21h30, com confirmação no dia 27.
O comandante regressou a Portugal a 28 de janeiro e retomou funções já depois de a tempestade Kristin ter provocado danos em várias zonas do país.




