O acesso da A28 à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, vai estar cortado durante cerca de dois meses a partir de 4 de maio, devido às obras da nova via do Vale do Neiva.
A informação foi confirmada pela Câmara Municipal, que alerta para condicionamentos significativos no trânsito, sobretudo para quem circula no sentido sul-norte (Porto–Viana do Castelo).
Nesse sentido, a entrada para a zona industrial ficará totalmente encerrada, obrigando os condutores a recorrer a desvios pelas saídas de Darque ou Castelo do Neiva/Malafaia. Já no sentido contrário, norte-sul (Viana do Castelo–Porto), não estão previstos cortes.
A intervenção faz parte da construção da nova via do Vale do Neiva, uma ligação rodoviária com cerca de 5,2 quilómetros, que pretende melhorar o acesso à zona industrial e reforçar a mobilidade no concelho.
O traçado vai ligar a rotunda junto à zona industrial do Neiva — com acesso à A28 e à EN13 — a uma nova rotunda em Barroselas, com ligação à EN305-1. O percurso atravessa as freguesias de Alvarães, Vila de Punhe e Mujães, incluindo ainda a construção de quatro rotundas e sete entroncamentos.
A obra é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tinha inicialmente um custo de 13,5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões destinados a expropriações. Entretanto, foram aprovados trabalhos adicionais no valor de 2,1 milhões de euros, aumentando o investimento global.
Segundo a autarquia, o objetivo passa por reforçar a competitividade do território, facilitar a instalação de empresas e melhorar as cadeias logísticas, numa tentativa de impulsionar a reindustrialização fora dos grandes centros urbanos.




