E24
canyon praia cepaes suave mar

Esposende: “Canyon” de areia surge à boca do canal entre as praia Suave Mar e Cepães

Parece um “canyon” de areia, mas é um “corte no areal” em altura provocado pela agitação do mar e alternância das marés entre as praias do Suave Mar e Cepães no concelho de Esposende.

As imagens foram recolhidas hoje de madrugada, pelo E24, entre as duas conhecidas praias da freguesia de Marinhas, na zona permitida a cães, onde o canal intercetor de Esposende desagua a água proveniente de diferentes ribeiros e campos agrícolas.

Canyon de areia

O mar criou uma barreira de seixos, localmente chamadas de godos,  o que leva a água do canal sair para norte.

Com a conjugação da maré e a saída em força da água – a precipitação tem saturado os solos libertando a água para os cursos dos ribeiros e canais transformado em pequenos “rápidos” – a praia acaba escavada, dando origem a paredes de areia que do lado de Cepães atingem cerca de dois metros de altura.

canyon areia

A aproximação ao local é perigosa, pois a areia não está estável, daí que as autoridades recomendam prodência e, se possível, evitar o local.

Recorde-se que o IPMA prevê alerta amarelo e agitação marítima para as próximas horas com chuva e vento devido à depressão “Irene”.

Publicidade