Pedro Nuno Santos prometeu discutir esta situação da A28 durante um dos primeiros conselhos de ministros caso o PS vença as eleições.
De forma concreta, e acreditando nas palavras de Pedro Nuno Santos, a grande área metropolitana do Porto incluí Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
O mesmo será dizer que os pórticos que o secretário-geral do PS fala são apenas…dois.
Um fica em Palmeira de Faro, Esposende, e o outro em Neiva. Este último já há muitos anos que tem sido alvo de sucessivas promessas de acabar com o pórtico. Faz precisamente este mês de fevereiro que José Maria Costa disse que se ia reunir com, precisamente, Pedro Nuno Santos para pedir o fim do pórtico.
Mas a verdade é que “a coisa” nunca avançou.
Entretanto o assunto volta agora a ser tema, em clima pré-eleitoral, e Luís Nobre, autarca socialista da Câmara de Viana do Castelo, já veio aplaudir e destacou a importância de corrigir a “maior injustiça para com o Alto Minho”.
Nobre considera “crucial” para o concelho de Viana do Castelo e para a laboriosa população do Neiva o fim do pórtico. Luís Nobre elogiou Pedro Nuno Santos por assumir o compromisso (mais uma vez), afirmando que “o líder do PS demonstra responsabilidade na defesa dos interesses locais”.
Beneficiar a mobilidade…de carro
A decisão de eliminar a portagem fora da Área Metropolitana do Porto visa beneficiar a mobilidade e a economia da região, corrigindo uma medida que tem sido considerada injusta para os habitantes do Alto Minho.
Mobilidade esta de carro, contrariando a tendência das deslocações ferroviárias ou de mobilidade suave que estão a ser faladas. Na região, nomeadamente em Esposende, que se pede a ligação de comboio entre a Póvoa de Varzim e Viana do Castelo via Esposende, obrigando à construção de uma nova ponte que serviria também de substituição da velha Ponte de Fão.
Luís Cirilo, ex-Governado Civil de Braga, já defendia em 2021 a ligação de metro da Póvoa de Varzim a Fão (Esposende) no blog “Depois Falamos”. Mas a situação nunca foi amplamente discutida.
A única ponte que está prevista sobre o rio Cávado é uma pedonal e ciclável.
Resta agora aguardar os desdobramentos desta promessa de Pedro Nuno Santos, que, caso concretizada, representará uma mudança significativa para os utilizadores da A28 e para a região em geral.