e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Freixo de Espada à Cinta: Dois homens detidos por incêndio florestal que consumiu mais de 200 hectares
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Freixo de Espada à Cinta: Dois homens detidos por incêndio florestal que consumiu mais de 200 hectares
Global

Freixo de Espada à Cinta: Dois homens detidos por incêndio florestal que consumiu mais de 200 hectares

Redação E24
3 de Julho de 2026 14:43
Redação E24
1 mês atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Freixo de Espada à Cinta Dois homens detidos por incêndio florestal que consumiu mais de 200 hectares
Partilhar

Suspeitos de 24 e 32 anos usaram chama direta em vegetação seca na localidade de Ligares; um deles é reincidente e já tinha ateado outro fogo em junho

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, identificou e deteve, fora de flagrante delito, dois homens, de 32 e 24 anos, fortemente indiciados pela coautoria de um crime de incêndio florestal. A operação contou com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições (GTRI) do Interior Norte e do Comando Territorial da GNR de Torre de Moncorvo.

O crime principal ocorreu no passado domingo, 28 de junho de 2026, por volta das 13h50, na freguesia de Ligares, concelho de Freixo de Espada à Cinta.

Chama direta e fuga imediata do local

A investigação criminal permitiu recolher fortes indícios de que os dois suspeitos atuaram em moldes dolosos, recorrendo ao uso de chama direta em pleno espaço rural. O foco de incêndio foi intencionalmente ateado sobre uma zona de vegetação seca, tendo os indivíduos abandonado o local de imediato para tentar escapar às autoridades.

Devido às condições climatéricas e à secura dos combustíveis finos, as chamas propagaram-se com extrema rapidez a vários terrenos confinantes, de domínio público e privado. O incêndio acabou por consumir uma área superior a 200 hectares, afetando manchas de mato, explorações agrícolas e espécies florestais caducifólias.

O fogo gerou um cenário de elevado risco, colocando em perigo habitações, bens patrimoniais e as populações das localidades limítrofes. A tragédia só não ganhou contornos mais graves graças à rápida e musculada intervenção de várias corporações de bombeiros e ao apoio de meios aéreos pesados. O incêndio só foi declarado como dominado na noite do dia seguinte, segunda-feira, por volta das 22h50.

Um dos detidos já tinha atacado a mesma localidade duas semanas antes

No decurso das diligências, os inspetores da Polícia Judiciária apuraram ainda que um dos arguidos é reincidente na prática deste tipo de crime no corrente ano.

O homem está fortemente indiciado de ter ateado, a título individual, um outro incêndio florestal a 16 de junho de 2026, exatamente na mesma localidade de Ligares. Nessa primeira ocorrência, o suspeito usou o mesmo método de chama direta para queimar cerca de meio hectare de mato e pinheiro-bravo, tendo as chamas alastrado e destruído um pomar de amendoeiras.

Os dois detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial nas próximas horas para aplicação das respetivas medidas de coação. O inquérito corre termos e prossegue sob a tutela do Ministério Público de Torre de Moncorvo.

ETIQUETAS:crimecriminalidadedetençãodetenções incêndio florestalfogopostoFreixo de Espada à CintaGNRincêndio florestalinvestigaçãocriminalmoncorvoPJpoliciajudiciariavilareal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga PJ detém cidadão que branqueou 5,5 milhões de euros na Bélgica Braga: PJ detém cidadão que branqueou 5,5 milhões de euros na Bélgica
Notícia seguinte Ponte da Barca Cantautora galega Sés é um dos destaques do Festival Folk Celta 2026 Ponte da Barca: Cantautora galega Sés é um dos destaques do Festival Folk Celta 2026
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
12 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
14 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
14 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

Homem com pulseira eletrónica detido por violação e roubo
Global

Gondomar: PJ detém três homens por emboscada e coação armada a empresários

5 meses atrás
incendio arcos de valdevez bombeiros
Global

Incêndios: País em Estado de Alerta entre os dias 21 e 23 de agosto

4 anos atrás
ALDI 810x540 FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDM4XQ
Global

ALDI alerta para presença de vidro em frasco de alimentos

6 anos atrás
Lourinhã Cão resgatado sem ferimentos após ficar preso em arriba na praia de Vale dos Frades
Global

Lourinhã: Cão resgatado sem ferimentos após ficar preso em arriba na praia de Vale dos Frades

4 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up