O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães acolheu a cerimónia «Honra e Futuro», um momento marcado pela bênção e inauguração de dois novos equipamentos de socorro e pela apresentação dos alunos do Curso Profissional de Bombeiro.
A iniciativa assinalou o reforço dos meios operacionais da corporação e a aposta na formação de uma nova geração preparada para responder aos desafios da proteção e socorro da comunidade.
O novo Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), financiado integralmente pelo Município de Guimarães, representa um investimento de 388.800 euros. A nova ambulância de socorro foi, por sua vez, oferecida na totalidade pelo empresário vimaranense David Faria, num gesto de generosidade que contribui para reforçar a capacidade de resposta da corporação.
“Trabalhar o presente e garantir o futuro”
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacou a importância de conjugar o reforço dos meios operacionais com a preparação das futuras gerações. “Hoje é um excelente exemplo de como nós podemos trabalhar o presente e garantir o futuro. Quando nos fortalecemos com novos equipamentos, estamos a fortalecer a capacidade de resposta no presente, mas quando investimos na formação, estamos a investir no nosso futuro”, afirmou.
O autarca valorizou ainda o contributo do empresário David Faria e da sua família, evocando José Saramago: “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara”. Ricardo Araújo sublinhou que os gestos de generosidade e compromisso cívico fortalecem não apenas os bombeiros, mas toda a comunidade, reiterando a disponibilidade do Município para continuar a apoiar a corporação.
“Ricos porque têm aquilo que o dinheiro não compra”
João Pedro Castro, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, destacou o valor humano da instituição e a dedicação dos seus operacionais, afirmando que “os bombeiros e bombeiras de Guimarães são ricos porque têm aquilo que o dinheiro não compra”. Evocando igualmente José Saramago — “somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos” —, associou o lema «Honra e Futuro» ao reconhecimento do percurso da corporação e à responsabilidade de preparar as próximas gerações.
O comandante Joaquim Oliveira salientou a exigência crescente das operações de socorro, marcada pelos fenómenos climáticos extremos e pela diversidade das ocorrências. Defendeu, por isso, a importância de garantir equipamentos adequados e melhores condições de segurança para os operacionais. “Quando os bombeiros, o município e a comunidade caminham lado a lado, quem fica mais protegido é a população”, sublinhou.
Formar a nova geração
A cerimónia ficou também marcada pela apresentação oficial dos alunos do Curso Profissional de Bombeiro, lecionado na Escola Secundária Francisco de Holanda, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Guimarães e a Escola Nacional de Bombeiros. A formação assegura dupla certificação, permitindo concluir o ensino secundário e obter habilitação profissional para o exercício da atividade de bombeiro, numa aposta na qualificação e renovação das corporações.














