Politécnico de Viana do Castelo formaliza protocolo com o IUCAI e entrega os primeiros diplomas de dupla titulação europeia a estudantes brasileiras no âmbito do projeto +COESÃO.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) consolidou esta semana a sua posição como motor de internacionalização no ensino superior. Através do projeto Erasmus Capacity Building +COESÃO, a instituição recebeu o reitor do Instituto Universitário de Contabilidade, Administração e Informática (IUCAI) de São Tomé e Príncipe para formalizar um acordo que prevê o intercâmbio de investigadores e a coorientação de teses. Este projeto, coordenado pelo IPVC, foca-se na inovação pedagógica nas áreas da saúde e educação, envolvendo também as universidades de São Tomé e de Múrcia.


Mobilidade Europeia e Sucesso Transatlântico
A estratégia de expansão estendeu-se à vizinha Espanha, com a visita do vice-decano da Universidade de Granada, resultando em novas janelas de oportunidade para estudantes de Biotecnologia e Ciências Ambientais. Esta parceria reforça a mobilidade Erasmus e a criação de equipas de investigação conjuntas em setores críticos para a sustentabilidade.
Paralelamente, a cooperação com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Brasil, já colhe frutos práticos. Eduarda Fraga Olivo e Mariana de Souza Pereira tornaram-se as primeiras diplomadas no regime de dupla titulação em Ciência e Engenharia de Materiais. Graças a este acordo iniciado em 2024, as estudantes possuem agora habilitação profissional válida tanto no Brasil como na União Europeia, um marco que a vice-presidente do IPVC, Ana Paula Vale, considera a prova de que os protocolos se traduzem em “oportunidades reais no terreno”.
Esta dinâmica de dupla diplomação deverá crescer nos próximos anos, permitindo que estudantes portugueses realizem parte da sua formação no Brasil e vice-versa, alinhando procedimentos administrativos e científicos entre as instituições de Viana do Castelo e de Santa Catarina.




