E24

Livro de contos e lendas de Timor-Leste lançado em Braga

O livro “Os Ovos de Ouro. Contos e Lendas de Timor-Leste” vai ser apresentado a 9 de dezembro, às 18h30, no Museu Nogueira da Silva, em Braga.

A obra é da autoria de Anabela Leal de Barros, professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e Manuel Gomes Araújo, presidente do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação de Timor-Leste.

Os comentários ao livro vão ficar a cargo de José Machado, escritor e professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e António Bárbolo Alves, investigador da mesma universidade e membro da Academia das Ciências. A sessão é promovida pelo Centro de Estudos Lusíadas e tem entrada livre.

Anabela Leal de Barros já lecionou em Timor-Leste, em licenciaturas e mestrados nos quais participou a UMinho, e a muitos timorenses na própria UMinho.

Este é o seu quinto livro de recolha e estudo da literatura oral daquele país, após “Contos e Lendas de Timor-Leste” (2014), “Rumando de Lés a Leste” (2017), “O Galo do Oriente” (2018) e “A Rainha da Lua” (2019). Desta vez, a recolha das narrativas juntou alguns dos seus antigos alunos de mestrado timorenses, em especial Manuel Gomes Araújo.

O resultado cifra-se em 37 contos, lendas e mitos, sobretudo da região de Bobonaro (junto à Indonésia), respeitando os significados e detalhes orais originais, embora com algum trabalho de redação, recuperação filológica e tradução.

Publicidade