Ministério da Administração Interna (MAI) determinou hoje o regresso ao serviço de 81 viaturas de bombeiros, que tinham sido preventivamente suspensas para inspeção após um trágico acidente com um veículo dos Bombeiros de Odemira, ocorrido em janeiro deste ano.
De acordo com comunicado oficial, a decisão da ministra Margarida Blasco resulta da confirmação, por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), de que todos os veículos cumprem os critérios legais de homologação.
Estes meios, fornecidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a várias corporações de bombeiros, tinham sido adquiridos no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e operavam em regime de comodato. Estão agora prontos a integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em todo o país.
O MAI expressou a sua confiança na eficácia do dispositivo de combate e na dedicação das equipas de bombeiros, sublinhando o seu “trabalho de excelência”.
Recorde-se que, após o acidente fatal de 1 de janeiro, o Ministério Público instaurou um inquérito e o MAI ordenou uma averiguação urgente às viaturas do mesmo lote.
Com a revalidação técnica concluída, os veículos regressam agora às suas missões de socorro e proteção civil.