e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: IPVC não recebe reembolsos das despesas do CTeSP desde 2020
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: IPVC não recebe reembolsos das despesas do CTeSP desde 2020
LimaViana do Castelo

Viana: IPVC não recebe reembolsos das despesas do CTeSP desde 2020

Nuno Cerqueira
2 de Agosto de 2023 23:02
Nuno Cerqueira
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Partilhar

Em entrevista ao “Sentido Único” do E24, e no âmbito de uma questão a propósito do financiamento do IPVC, Carlos Rodrigues deu em nota que a situação é “incomportável”.

“Acontece que o IPVC, mas também o Bragança, IPCA e Porto, que desde 2020 ainda não fomos reembolsados com qualquer despesa com alunos que formamos no CTeSP. Acontece que temos cerca de mil alunos em CTeSP e para uma instituição como a nossa não pode acontecer”, deu nota Carlos Rodrigues., recentemente empossado para mais um mandato no IPVC.

Segundo ainda o presidente do IPVC, a situação da instituição do ponto de vista do financiamento “não tem qualquer desequilíbrio orçamental”, mas a situação dos CTeSP acabam por “provocar dificuldades de tesouraria”.

Recorde-se que o aviso lançado pelo Governo em março ao abrigo do Norte 2030 estabelece uma dotação de 26,8 milhões de euros para os CTeSP, dos quais 15 milhões para o norte. Valor este que é “metade dos custos calculados pelos institutos politécnicos da região”.

Quase 21 mil alunos estão inscritos nos CTeSP, destes 41% estavam inscritos no Norte. Com a falta de reforço da verba, estes cursos acabam por refletir um grande prejuízo para os orçamentos das instituições de Ensino Superior.

Carlos Rodrigues levanta ainda outra questão no que diz respeito ao financiamento das instituições situadas em território de baixa densidade.

“Tem que haver uma discriminação pela positiva no Orçamento de Estado. As instituições situadas em áreas de menor densidade populacional têm despesas operacionais acentuadas devido às distâncias geográficas e à necessidade de maior investimento para manter a qualidade das atividades. A falta de ajuste financeiro para lidar com esses desafios específicos tem suscitado debates sobre a necessidade de reformular a fórmula de financiamento ou fortalecer as políticas de coesão. Não é a mesma coisa fazer o mesmo em um território de grande centro urbano do que em uma região de baixa densidade populacional”, destacou o presidente do IPVC.

No entanto Carlos Rodrigues deu garantia que no próximo ano letivo as propinas no IPVC não vão ser mexidas, dando assim continuidade ao valor do ano letivo transato.

ETIQUETAS:CTeSPe24Ensino SuperiorFinanciamentoIPVCprincipal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior IPMA: Só Esposende vai estar abaixo dos 26ºC. Minho vai estar entre os 30 e os 38ºC durante seis dias
Notícia seguinte Viana do Castelo povoa de varzim Vila do Conde Guimaraes manu Amares PJ de Braga Barcelos Esposende viana vieira do Minho Viana fafe estudante abaçao detido PJ: Detenção de suspeito de Ponte da Barca por crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Nova Unidade de Saude de Alvaraes entra em funcionamento na proxima segunda feira
Viana: Nova Unidade de Saúde de Alvarães entra em funcionamento na próxima segunda-feira
Viana do Castelo Litoral
17 minutos atrás
Alto Minho Jovem constituido arguido por furtos em residencias e edificios publicos
Alto Minho: Jovem constituído arguido por furtos em residências e edifícios públicos
Ponte de Lima Lima Ponte da Barca
25 minutos atrás
Barcelos Estudante de Barcelos obtem a nota de entrada mais elevada na Universidade Politecnica do Cavado e do Ave e1787750518513
Barcelos: Estudante de Barcelos obtém a nota de entrada mais alta na UPCA, com média de 19,35 valores
Barcelos Cávado
1 hora atrás
Famalicão 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão: 41.ª Feira de Artesanato e Gastronomia arranca esta sexta-feira com Rui Veloso, Toy e Chico da Tina
Famalicão Ave
3 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

SC Braga
eSports

Futebol: “Meia parte” do SC Braga não foi suficiente para pontuar no Dragão

2 anos atrás
Montenegro
BarcelosCávadoGlobal

Montenegro não tem dúvidas. Prioridade é “o Hospital de Barcelos”

2 anos atrás
Luis Nobre Câmara de Viana do Castelo AVIC
Viana do CasteloLima

Viana: Nobre anuncia “transportes de forma transitória” e aponta acusações falsas da AVIC

2 anos atrás
Vila Verde Mixões da Serra acolheu a secular Bênção dos Animais
Vila VerdeCávado

Vila Verde: Centenas de animais benzidos na secular tradição de Mixões da Serra

3 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up