e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Viana: Proposta de “Vila Histórica de Lanheses” na comissão parlamentar. “Momento importante” afirma Lourenço de Almada
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Viana do Castelo > Viana: Proposta de “Vila Histórica de Lanheses” na comissão parlamentar. “Momento importante” afirma Lourenço de Almada
Viana do CasteloLitoral

Viana: Proposta de “Vila Histórica de Lanheses” na comissão parlamentar. “Momento importante” afirma Lourenço de Almada

Nuno Cerqueira
7 de Fevereiro de 2025 21:35
Nuno Cerqueira
2 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
lanheses viana paço
Partilhar

É já na próxima terça-feira que o processo de passagem da freguesia de Lanheses a “Vila Histórica”, iniciado pelo Chega através do deputado eleito por Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, começa a ser discutido no parlamento no Comissão do Poder Local e Coesão Territorial.

D. Lourenço de Almada, do Paço de Lanheses, fala num momento histórico, que até teve no passado 12 de abril o início de uma investigação promovida por cidadãos locais.

“Uma investigação histórica que recolheu elementos que remontam à altura em que Lanheses era considerada uma vila que dominava, por exemplo, o Lindoso como senhorio”, afirma.

A investigação, a cargo de Armando Araújo, revela detalhes como “a altura em que o padre começou a realizar assentos documentais no século XIX com Vila Nova de Lanheses”.

“Nunca foi oficialmente reconhecida, porque o nome sempre foi Vila de Lanheses”, afirma D. Lourenço de Almada, que destaca a figura central de José Ricalde Pereira de Castro, que pertenceu ao Paço de Lanheses e foi um grande opositor do Marquês de Pombal.

“Terá desempenhado um papel crucial na ascensão de D. Maria I ao trono, assegurando que Portugal não caísse nas mãos de um rei estrangeiro. A sua ligação à senhoria de Lindoso e posteriormente à senhoria de Lanheses sugere que esta localidade teve uma importância política e estratégica maior do que se pensava”, aponta, destacando o papel de Ricalde na elevação a vila de Lanheses.

Politização da história

A investigação histórica não se limitou a revelar segredos do passado, também reacendeu debates políticos no presente.

D. Lourenço de Almada, que recebe este sábado alguns deputados da AR, expressou o seu desencanto quanto às vontades políticas.

“Toda a gente fala dos papéis da cidadania, mas depois somos postos de lado. A verdade é que acabamos por ter que mergulhar numa burocracia política para avançar com dominação de Vila História”, afirma, dando nota dos recentes documentos propostos pelo PS e PSD, depois do o Chega se ter antecipado na proposta que agora é discutida.

De recordar que a Câmara de Viana teve que dar parecer à AR de elevação de Lanheses a Vila Histórica, por existir desde 15/01/2025, o projeto de Lei 444/XVI na Assembleia da República, para a elevação a Vila Histórica.

“É necessário que um partido político efectue um projecto de Lei, o que já existia do Chega, e que a Academia Portuguesa de História o certifique. Os pareceres aos Órgãos Autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia, Camara e Assembleia Municipal), foram solicitados pela Comissão do Poder Local da Assembleia da República logo a 17/01/2025 que justifica a presente pronúncia deste Órgão Câmara Municipal”, destaca fonte da AR.

O futuro de Lanheses: turismo e desenvolvimento local

No entanto há um sentimento de esperança em relação ao futuro de Lanheses. A investigação histórica não só trouxe à luz uma história rica e fascinante, como também abriu portas para o desenvolvimento do turismo na região.

“Há vontade de fazer jus a uma história muito bonita”, afirmou o aristocrata, referindo-se ao potencial turístico que a localidade pode explorar.

D. Loureço de Almada acredita que o investigador Armando Araújo tem como objetivo continuar o seu trabalho e aprofundar a investigação sobre Lanheses. A comissão, por sua vez, espera que este trabalho seja divulgado de forma mais ampla, contribuindo para o desenvolvimento local e para o orgulho dos cidadãos.

viana lourenço de almada
D. Lourenço de Almada

 

ETIQUETAS:Lanheseslourenço de alamdaPaçoViana do Castelovila histórica

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento1
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Bombeiros fão esposende Esposende: Bombeiros de Fão recebem equipamento para recolha de animais feridos
Notícia seguinte fc porto sporting cp - 1 Futebol: Porto e Sporting empatam 1-1
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Braga A tecnologica Baseyard vai criar 200 postos de trabalho no Minho e1793356559443
Braga: A tecnológica Baseyard vai criar 200 postos de trabalho no Minho
Business Braga Cávado
3 minutos atrás
Viseu Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanizacao de 36 hectares no Fontelo
Viseu: Autarquia aprova estudo que viabiliza urbanização de 36 hectares no Fontelo
Global
13 minutos atrás
Sonnedix
Sonnedix estreia em Portugal centrais solares de grande escala com baterias
Business
18 minutos atrás
Lider da Nvidia foi alvo de espionagem ao servico do governo chines
Líder da Nvidia foi alvo de espionagem ao serviço do governo chinês
Business
24 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

gnr esposende assalto ourivesaria - 1
EsposendeLitoral

Esposende: Ourivesaria assaltada à mão armada. PJ investiga

2 anos atrás
PSP
BragaBarcelosGlobalPonte de LimaViana do Castelo

PSP: Divulgado locais dos radares em Braga, Barcelos, Viana, Ponte de Lima e Póvoa de Varzim para janeiro

2 anos atrás
Viana Vespa idosa morte vila mou
Viana do CasteloLima

Viana: Homem morre após picada de vespa em Santa Marta de Portuzelo

2 anos atrás
incendio Albergaria a Velha
GlobalEsposende

Dirigente BE de Esposende relata experiência no meio do incêndio em Albergaria-a-Velha

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up