O Restaurante do Alívio, em Soutelo, acolhe um Fim de Semana Gastronómico de 11 a 13 de setembro, coincidindo com as festividades em honra de Nossa Senhora do Alívio.
As tradicionais Papas de Sarrabulho e os Rojões à Moda do Minho voltam a estar em destaque na freguesia de Soutelo, no concelho de Vila Verde, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2026. A iniciativa decorre no Restaurante do Alívio e integra a programação oficial do ciclo concelhio «Na Rota das Colheitas».
O Fim de Semana Gastronómico coincide com as celebrações religiosas e profanas em honra de Nossa Senhora do Alívio, uma das romarias mais concorridas do concelho vila-verdense, promovendo a união entre a devoção popular e o património gastronómico regional.
Confecionadas segundo as receitas tradicionais transmitidas entre gerações, as iguarias minhotas assumem-se como um dos maiores atrativos para os comensais e visitantes que rumam ao Santuário do Alívio ao longo de todo o fim de semana.
Rota das Colheitas Valoriza Identidade do Território
A iniciativa insere-se na estratégia do Município de Vila Verde de promoção da identidade cultural, da economia local e da gastronomia enquanto ativos turísticos do território.
A combinação entre a grande romaria do Alívio e a oferta gastronómica típica visa dinamizar a restauração local e reforçar a preservação dos costumes e saberes da região do Minho.














