e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Bloco de Esquerda pressiona Governo sobre novo lay-off na Coindu que pode atingir quase 500 trabalhadores
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • O Próximo Passo
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Ave > Famalicão > Bloco de Esquerda pressiona Governo sobre novo lay-off na Coindu que pode atingir quase 500 trabalhadores
BusinessFamalicão

Bloco de Esquerda pressiona Governo sobre novo lay-off na Coindu que pode atingir quase 500 trabalhadores

Redação E24
16 de Maio de 2026 23:55
Redação E24
5 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
bloco de esquerda esposende minho BE
Partilhar

O Bloco de Esquerda quer explicações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre o novo processo de lay-off anunciado pela Coindu, empresa de Famalicão ligada à produção de capas para assentos automóveis de marcas como BMW, Porsche, Audi, Lamborghini ou Ford.

Em causa está um regime de redução temporária da atividade entre maio e novembro de 2026 que, segundo a empresa, poderá abranger até **493 trabalhadores**, num universo total de 752 funcionários.

O partido considera que a situação revela um “histórico continuado de destruição de emprego” e acusa a empresa de recorrer repetidamente a mecanismos que acabam por transferir os custos da crise para os trabalhadores e para a Segurança Social.

No requerimento entregue na Assembleia da República, os bloquistas lembram que a Coindu já encerrou, em novembro de 2024, a unidade de produção de Arcos de Valdevez, despedindo 350 trabalhadores. Em maio de 2025 avançou com mais 123 despedimentos e colocou outros 237 funcionários em lay-off. Meses depois, em outubro de 2025, surgiu a intenção de um novo despedimento coletivo.

Agora, o anúncio de mais um período de lay-off volta a gerar preocupação política e social no Vale do Ave.

A administração da empresa justifica a medida com a quebra de encomendas no setor automóvel e com o impacto da conjuntura internacional, apontando tensões comerciais e conflitos geopolíticos como fatores que afetam diretamente a atividade.

O Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre o acompanhamento que está a ser feito ao processo e quer saber que garantias existem para assegurar os direitos laborais, salariais e sociais dos trabalhadores abrangidos.

O partido pergunta ainda ao Ministério se existem informações sobre futuros despedimentos coletivos ou encerramentos parciais de setores da empresa após o fim do lay-off.

Os bloquistas defendem que os trabalhadores da Coindu enfrentam uma situação “insustentável”, lembrando que muitos tinham décadas de ligação à empresa e ficaram perante uma forte quebra de rendimento.

ETIQUETAS:Bloco de EsquerdaCoindudespedimentosFamalicãoGovernoindústria automóvellay-offprincipaltrabalhadores

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior IMG 7248 IPCA entrega Cartas de Curso e deixa desafio aos novos diplomados: “Construam pontes”
Notícia seguinte IMG 7252 Viana celebra 145 anos dos Bombeiros com aviso claro: Proteção Civil é investimento
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Barcelos Exposicao Viagem Cigana inaugurada no centro da cidade antes de ser apresentada no Conselho da Europa
Barcelos: Exposição “Viagem Cigana” inaugurada no centro da cidade antes de ser apresentada no Conselho da Europa
Barcelos Cávado
46 segundos atrás
Esposende Municipio aprova projeto para construir 10 moradias de arrendamento acessivel em Palmeira de Faro
Esposende: Município aprova projeto para construir 10 moradias de arrendamento acessível em Palmeira de Faro
Esposende Litoral
49 minutos atrás
Barcelos Feira de Emprego Grow Your Skills Up entre 12 e 14 de outubro
Barcelos: Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” entre 12 e 14 de outubro
Barcelos Cávado
4 horas atrás
policia judiciaria
Porto: PJ detém mulher de 66 anos a tentar introduzir cocaína e canábis no Estabelecimento Prisional do Porto
Global
4 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

inundacoes viana do castelo mau tempo
Viana do CasteloLitoral

Viana: Chuva intensa corta trânsito na frente ribeirinha

11 meses atrás
Famalicão Continental celebra 80 anos com produção recorde e reforço com a FORAVE
FamalicãoAveBusiness

Famalicão: Continental celebra 80 anos com produção recorde e reforço com a FORAVE

4 meses atrás
Barcelos Hamburgueres Glovo
BarcelosCávado

Maior fã de hambúrgueres é de Barcelos com 383 pedidos no último ano no valor de 3704 euros

2 anos atrás
Esposende bananas droga barcelos braga tribunal
EsposendeBragaCávadoLitoral

Braga: Empresário de Esposende apanhado com cocaína entre bananas condenado a 10 anos de prisão

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias
  • Marília Goulart em PSD visita a ULS de Braga e Barcelos/Esposende e expõem progressos no acesso a médicos de família e cirurgias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up