e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: Queixa por assédio na Câmara fica sem efeito após prescrição e gera polémica política
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: Queixa por assédio na Câmara fica sem efeito após prescrição e gera polémica política
BragaCávado

Braga: Queixa por assédio na Câmara fica sem efeito após prescrição e gera polémica política

Redação E24
26 de Março de 2026 14:16
Redação E24
5 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
Braga cidade Assembleia Municipal jovem minho
Foto: DR
Partilhar

Uma queixa interna por alegado assédio moral na Câmara de Braga terminou sem qualquer decisão depois de o processo disciplinar ter prescrito.

O caso, que remonta a janeiro de 2024, foi agora levado ao executivo municipal e está a gerar forte contestação política e críticas à gestão interna da autarquia.

O trabalhador que apresentou a denúncia, José António Vilaça, acusa diretamente o anterior presidente da Câmara, Ricardo Rio, de ter permitido que o processo se arrastasse até perder validade legal. Em declarações aos jornalistas, afirmou que o procedimento foi “deliberadamente atrasado”, deixando no ar motivações de natureza política.

Processo arrastou-se durante três anos

Segundo o próprio queixoso, o contraste com outros processos disciplinares é evidente. “Há processos que demoram poucos meses. Este levou três anos”, sublinhou, apontando para um alegado tratamento desigual dentro da autarquia.

O caso envolve uma diretora municipal, responsável pela área de Obras e Serviços, que chegou a ser alvo de uma proposta de repreensão escrita por parte do instrutor do processo. No entanto, essa proposta nunca chegou a ser discutida nem votada em reunião do executivo.

Para o atual presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, a situação resulta de regras legais e não de decisões políticas. O autarca lembrou que a prescrição está prevista na lei e que afeta tanto quem apresenta a queixa como quem é alvo dela. Ainda assim, afastou a possibilidade de apurar responsabilidades internas pelo sucedido.

Oposição fala em falha grave

Do lado político, as críticas não tardaram. O vereador socialista Pedro Sousa classificou o caso como uma “falha grave na gestão dos recursos humanos”, sobretudo por envolver alegações de assédio moral — uma matéria que exige especial rigor legal.

Apesar disso, o executivo não deverá avançar com qualquer processo para apurar responsabilidades pela prescrição, posição que está a alimentar a polémica.

Caso segue para tribunal

Inconformado, o trabalhador garante que não vai desistir. Considera a prescrição “injusta” e juridicamente questionável, defendendo que não pode resultar de inação administrativa. Entretanto, já apresentou uma queixa-crime em tribunal por assédio moral.

O conflito terá tido origem numa denúncia anónima enviada em 2021 sobre um alegado caso de peculato. A diretora visada terá suspeitado do trabalhador e, segundo este, começaram então episódios de discriminação e tensão no local de trabalho.

A responsável nega qualquer comportamento abusivo. Admitiu ter confrontado o funcionário, mas rejeita ameaças ou perseguição, defendendo que sempre manteve uma relação profissional normal.

O caso está agora longe de terminado e promete continuar a marcar a atualidade política em Braga.

ETIQUETAS:assedio moralBragaCâmara de BragadestaqueJoão Rodriguespolítica localprescriçãoRicardo riotrabalhadores

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior incendio vila cha esposende 3 (vídeo) Esposende: Carro arde junto à igreja de Vila Chã
Notícia seguinte mário freitas medicina médicos do trabalho ANaMeT (vídeo) Nova associação nacional quer dar “voz” aos médicos do trabalho e expõe falhas do Estado
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

igus lanca robo humanoide colaborativo Iggy Rob Home no mercado de servicos
igus lança robô humanoide colaborativo “Iggy Rob Home” no mercado de serviços
Business
5 minutos atrás
Policia Maritima reforca vigilancia nas fronteiras da Grecia com envio de nova equipa
Polícia Marítima reforça vigilância nas fronteiras da Grécia com envio de nova equipa
Global
8 minutos atrás
Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
16 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
12 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

PS Esposende Viana Braga
BragaCabeceiras de BastoCávadoFafeVizela

Legisaltivas: Lista do PS no distrito de Braga às legislativas chumba. PNS vai ter que decidir

1 ano atrás
Noite branca braga pj
BragaCávadoGuimarães

Braga: Tentou matar com navalha homem na Noite Branca

10 meses atrás
Parque Desportivo Municipal Esposende
CávadoEsposende

Esposende: Zona Desportiva Municipal vai ter campo para a ADE, pista de atletismo e monolítico de escalada

3 anos atrás
barcelos hospital esposende
BarcelosCávado

Barcelos: Trânsito restabelecido depois acidente que cortou a EN205 em Manhente

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up