Rui Rocha, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Braga, manifestou esta sexta-feira “grande preocupação com a situação caótica que se tem vivido nos últimos dias no Hospital de Braga”, apontando falhas associadas à atualização dos sistemas informáticos.
Em causa está a implementação da nova Suite Hospitalar dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), iniciada no passado sábado, que levou à redução temporária da atividade programada e não urgente.
Apesar de o hospital já ter iniciado a retoma progressiva desses serviços, os efeitos da transição continuam a fazer-se sentir.
Segundo Rui Rocha, esta situação resultou “em grandes incómodos para os utentes e numa perturbação da atividade dos profissionais”, com “redução e suspensão de atividades programadas”.
O candidato liberal considera que “as intervenções tecnológicas exigem ajustamentos”, mas sublinha que “as perturbações prolongadas são inaceitáveis”. Apela, por isso, à reposição imediata da normalidade e à responsabilização pelos transtornos causados.
A Iniciativa Liberal apresentou, a pedido de Rui Rocha, um requerimento à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, exigindo esclarecimentos sobre o impacto e gestão desta mudança tecnológica.