e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Ministra da Administração Interna sai do Governo após críticas à gestão das tempestades
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Global > Ministra da Administração Interna sai do Governo após críticas à gestão das tempestades
Global

Ministra da Administração Interna sai do Governo após críticas à gestão das tempestades

Nuno Cerqueira
10 de Fevereiro de 2026 22:19
Nuno Cerqueira
7 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Maria Lúcia Amaral pede demissao
Partilhar

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, apresentou esta terça-feira a demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alegando já não reunir as condições pessoais e políticas necessárias para continuar no cargo.

A saída surge após vários dias de forte contestação pública e política à atuação do Governo na resposta ao chamado “comboio de tempestades” que atingiu Portugal.

Comboio de tempestades tem nova carruagem: Chama-se Nils e agrava risco de cheias em Portugal

Numa nota publicada no site da Presidência da República, é confirmado que o chefe de Estado aceitou o pedido de demissão.

O comunicado esclarece ainda que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assumirá transitoriamente as competências da Administração Interna, conforme previsto na Lei Orgânica do Governo.

A pressão sobre Maria Lúcia Amaral intensificou-se depois da passagem da depressão Kristin, responsável por cheias, derrocadas, cortes de energia e milhares de pessoas afetadas em várias regiões do país. A ministra foi criticada pela resposta tardia, pela ausência no terreno nos primeiros dias e por uma comunicação considerada desajustada ao contexto de crise.

A governante só falou publicamente quase três dias após os primeiros impactos, justificando a sua atuação com trabalho desenvolvido “em contexto de invisibilidade”, no gabinete. Declarações que foram mal recebidas e interpretadas como um desalinhamento com a gravidade da situação, agravando o desgaste político.

PS fala em falhanço do Governo

Uma das primeiras reações veio do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que considerou a demissão “a prova de que o Governo falhou” na resposta à emergência. O líder socialista afirmou que irá confrontar o primeiro-ministro no debate quinzenal no Parlamento, sublinhando que a responsabilidade máxima da Proteção Civil é do chefe do Governo.

José Luís Carneiro lembrou que, quase duas semanas depois, continuam milhares de pessoas sem eletricidade, água ou habitação, defendendo que a resposta do Estado foi insuficiente e descoordenada. “O primeiro-ministro não pode alienar as suas responsabilidades”, afirmou.

Gouveia e Melo defende saída “a bem do país”

A demissão surge na sequência de um artigo publicado no jornal Público pelo almirante Henrique Gouveia e Melo, onde defendia que o Estado falhou e que a ministra devia abandonar funções. Em entrevista televisiva, Gouveia e Melo afirmou que a decisão “protege o Governo e beneficia a população”, afastando qualquer cenário de envolvimento governativo pessoal.

Também a Iniciativa Liberal reagiu, com a líder Mariana Leitão a recordar que o partido pediu a exoneração da ministra dias antes, acusando o Governo de desnorte e falta de capacidade de resposta. “Foram dias perdidos numa crise que exigia ação imediata”, escreveu.

A saída de Maria Lúcia Amaral abre agora uma nova frente política para o Governo, num contexto de instabilidade meteorológica prolongada e crescente exigência pública quanto à capacidade de resposta do Estado.

ETIQUETAS:DemissãoGovernoMaimaria lucia amaralprincipaltempestades

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso1
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Inundacao braga cheias rio este portugal nils tempestade Comboio de tempestades tem nova carruagem: Chama-se Nils e agrava risco de cheias em Portugal
Notícia seguinte marrocos portugal milionarios portugal 25 de abril guerra sanchez nato portugal irao po presidente antonio jose seguro pacote laboral venezuela trump maduro 25 de novembro IVA viana Genocídio Felipe damasceno nigeria O Teatro de Belém: Porque é que o próximo Presidente será o mais irrelevante da história
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Revelada a causa da morte de Dolly Parton apos o seu falecimento em Nashville
Revelada a causa da morte de Dolly Parton após o seu falecimento em Nashville
Lifestyle
5 minutos atrás
Futeebol Vitor Paneira assume comando tecnico do Pacos de Ferreira
Futebol: Vítor Paneira assume comando técnico do Paços de Ferreira
eSports
10 minutos atrás
igus lanca robo humanoide colaborativo Iggy Rob Home no mercado de servicos
igus lança robô humanoide colaborativo “Iggy Rob Home” no mercado de serviços
Business
42 minutos atrás
Policia Maritima reforca vigilancia nas fronteiras da Grecia com envio de nova equipa
Polícia Marítima reforça vigilância nas fronteiras da Grécia com envio de nova equipa
Global
44 minutos atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

ABB Aveiro terminal braga
Business

ABB ganha obra de 15,9 milhões no Porto de Aveiro

8 meses atrás
Apulia passadiço ferido esposende
EsposendeCávado

Esposende: Passadiço cede em Apúlia e deixa mulher ferida

2 anos atrás
pisicnas esposende
EsposendeCávado

Esposende: Município investe quase 2ME nas Piscinas Municipais e Casa da Juventude

2 anos atrás
Viana do Castelo Município reforça vigilância florestal com apoio do Exército, Escuteiros e Freguesias
Viana do CasteloLitoral

Viana: Município reforça vigilância florestal com apoio do Exército, Escuteiros e Freguesias

2 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up