e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Na Noruega, Ronaldo descobriu o socialismo!
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Braga
    • Barcelos
    • Vila Verde
    • Amares
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
    • Mondim de Basto
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
    • O Próximo Passo
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > Na Noruega, Ronaldo descobriu o socialismo!
Opinião

Na Noruega, Ronaldo descobriu o socialismo!

Manuel Pereira
12 de Outubro de 2026 00:54
Manuel Pereira
3 semanas atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
ronaldo autoeuropa creches jardins de infancia pacote laboral 25 de abril cristina ferreira Secret Story china refugiados ira combustiveis a1 autoestradas donativos kristin alimentares Manuel Pereira pacote laboral presidenciais
Manuel Pereira membro do Bloco de Esquerda
Partilhar

Cristiano Ronaldo, 25 anos a provar que a meritocracia funciona até descobrir que nem o melhor trabalhador decide quando deixa de ser necessário.

Em 30 minutos, enquanto aquecia ao lado campo e não saía do boanco ao fim de 18 anos, CR7 descobriu as falhas da meritocracia e descobriu Marx.

Acham que é exagero? Vamos a isto.

Ronaldo levou toda a uma carreira com o pensamento que trabalhando mais, rendendo mais, vencendo mais teria igual ou mais direitos mas apercebeu-se que esse rendimento passado não lhe garante o lugar no presente.

CR7 descobriu aquilo que Marx desmontou há anos, a ideia de que uma distribuição baseada simplesmente numa medida igual de trabalho produz verdadeira igualdade porque essa suposta igualdade contém desigualdade em si, porque os trabalhadores têm capacidades, condições e necessidades diferentes e estão subordinados à necessidade atual.

Camarada Ronaldo, a meritocracia funciona enquanto o mérito que tens coincide com aquilo que o sistema precisa de ti.
Ronaldo é hoje o maior goleador e o mais internacional na Selecção Nacional de sempre e foi muitas vezes o elemento mais importante em campo nas vitórias alcançadas.

CR7 descobriu então a teoria de Marx que apesar de ter sido um trabalhador exemplar da Selecção Nacional, esta não lhe pertence e que apesar de todos os sacrifícios e esforços feitos em prol dela, não têm o destino da organização a que pertence, tendo agora a ideia clara dos limites do seu mérito individual na capacidade de influenciar esta organização colectiva.

Camarada Ronaldo, num sistema neo-liberal os meios de produção nunca pertencem aos trabalhadores logo não influenciam verdadeiramente a organização coletiva.

Ronaldo foi muitas vezes fulcral para qualificações e boas classificações mas viu naquela semana que o seleccionador não precisou dele para a Selecção Nacional se apurar para a fase seguinte da Liga das Nações.

CR7 descobriu então que tal como Marx defendia, quanto mais os meios de produção não pertencem ao trabalhador e quanto menor for o poder de decisão do trabalhador sobre a organização colectiva a que pertence menos qualificações do trabalhador são requeridas para a produção continuar, logo descobriu uma verdade terrível para qualquer meritocrata: até o melhor trabalhador pode deixar de ser indispensável.

Camarada Ronaldo,o trabalhador não controla o processo produtivo apenas porque é excelente naquilo que faz.

Poderia ficar muito mais tempo a demonstrar aquilo que Ronaldo descobriu naqueles 30 minutos enquanto aquecia em Oslo, mas também sei o que é um desporto colectivo e a exigência que se aplica ao futebol de alta competição mas também sei que o exemplo de Ronaldo demonstra a todos uma das grandes verdades evidenciadas por Marx no que diz respeito ao mundo laboral: podes ser o melhor, e dar 150% sempre, mas é o contexto que te faz ser preponderante ou não.

Por isso: Bem-vindo Camarada Ronaldo!

ETIQUETAS:crónicaManuel PereiraprincipalRonaldo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei1
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior praga cristiano ronaldo china IA marrocos portugal milionarios portugal 25 de abril guerra sanchez nato portugal irao po presidente antonio jose seguro pacote laboral venezuela trump maduro 25 de novembro IVA viana Genocídio Felipe damasceno nigeria A Praga soviética
Notícia seguinte Setubal Policia Maritima deteta varias infracoes em operacao dirigida a nautica de recreio e pesca ludica e1791794279855 Setúbal: Polícia Marítima deteta várias infrações em operação dirigida à náutica de recreio e pesca lúdica
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

futebol barcelos popular 1
Futebol: (vídeo) Jogo entre Águias de São Mamede e Necessidades cancelado após cenas de violência
eSports
7 horas atrás
sc braga 3
Futebol: SC Braga vence Famalicão (3-0)
eSports
8 horas atrás
pcp barcelos hospital
Barcelos: PCP exige novo Hospital “já e público” e alerta para risco de PPP
Barcelos Cávado
14 horas atrás
isabvel estrada vila verde
Vila Verde: Isabel Estrada Carvalhais defende mais poder de decisão e financiamento para os territórios rurais
Vila Verde Cávado
14 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

praga cristiano ronaldo china IA marrocos portugal milionarios portugal 25 de abril guerra sanchez nato portugal irao po presidente antonio jose seguro pacote laboral venezuela trump maduro 25 de novembro IVA viana Genocídio Felipe damasceno nigeria
Opinião

25 de Novembro de 1975: O dia em que Portugal esmagou a esquerda comunista e evitou virar a Venezuela

11 meses atrás
IMG 8442
Viana do CasteloLitoral

Viana: Seis dias de celebração. Foz do Lima recebe Dia da Marinha

2 anos atrás
Braga São João
BragaCávado

Braga: Balão lançado e venha a noite grande de São João

2 anos atrás
Barcelos Robo humanoide e cao robotico dao as boas vindas aos novos estudantes do IPCA
BarcelosCávado

Barcelos: Robô humanoide e cão robótico dão as boas-vindas aos novos estudantes do UPCA

2 meses atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • AD em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde
  • Ad em Minho: Governo paga até 70 euros por javali abatido em Barcelos, Amares e Vila Verde

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up