e24e24e24
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Sé Catedral de Braga e Mosteiros de Tibães entre os monumento mais procurados para visitar Norte
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
Pesquisar
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Braga 25
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2025 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Sé Catedral de Braga e Mosteiros de Tibães entre os monumento mais procurados para visitar Norte
BragaCávado

Sé Catedral de Braga e Mosteiros de Tibães entre os monumento mais procurados para visitar Norte

Redação E24
11 de Outubro de 2023 14:34
Redação E24
Publicado a 11 de Outubro de 2023
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
se catedral Braga
Partilhar

– Publicidade –

A Sé Catedral de Braga, a par do Castelo de Guimarães e Paços dos Duques, estão entre os monumento mais procurados.

Mas o destaque vai para o Mosteiro de Tibães em Braga, com um registo de mais de 20% na procura.

Em comunicado, o património cultural indicou ter registado, até final do 3.º trimestre, um total de 1.756.802 visitantes, o que representa um aumento de 17% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Apesar de a Sé do Porto, a Sé de Braga, o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães continuarem a liderar a lista dos monumentos mais procurados, refere a DRCN, “regista-se ainda uma tendência de aumento da procura em todos os equipamentos”, com destaque para o Mosteiro de São Martinho de Tibães, que, nos primeiros três trimestres do ano, registou um aumento de cerca de 20%.

No mesmo período, também a Catedral de Miranda do Douro viu crescer o número de visitantes em cerca de 40%, acrescenta.

Com a reorganização da gestão dos museus, monumentos e património cultural, anunciada em junho pelo Governo, o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães – dois dos monumentos na lista dos mais procurados a Norte – vão ser geridos de forma centralizada, passando, a partir de 01 de janeiro, para a alçada da futura entidade Museus e Monumentos de Portugal.

Uma decisão criticada pela autarquia que, no final de setembro, aprovou, por unanimidade, em Assembleia Municipal, uma moção a pedir ao Governo a suspensão da reforma para a gestão da Cultura e do Património, que prevê a gestão centralizada daqueles dois monumentos.

De acordo com os números hoje divulgados pela DRCN, do total de visitantes, 61% são estrangeiros, com o Brasil, Espanha e França a liderarem a lista.

A DRCN realça que “o número de visitantes nos primeiros nove meses do ano só não é maior e não supera os totais do ano anterior por alguns dos museus e monumentos se encontrarem encerrados, ou parcialmente abertos ao público, devido a obras de requalificação em curso”.

É o caso do Museu de Lamego e do Castelo de Guimarães, parcialmente abertos, e do Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e do Mosteiro da Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia), encerrados desde o início do ano.

Até ao final do ano, e mesmo com alguns dos museus e monumentos encerrados ao público, o património cultural estima que “deverão ser ultrapassados os números de 2022”, ano em que se registou um total de 1.874.769 visitantes.

A DRCN tem sob a sua alçada o Museu do Abade Baçal (Bragança), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), Museu dos Biscainhos (Braga), Museu de Lamego, Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães), bem como um vasto conjunto de monumentos, composto por castelos, mosteiros, igrejas e sítios arqueológicos.

A partir de 01 de janeiro, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vai dar lugar a duas entidades distintas: o Instituto Público Património Cultural, com sede no Porto, e a Empresa Pública Museus e Monumentos de Portugal, com sede em Lisboa, ambas com obrigação, segundo a tutela, de cumprimento de “eficiência económica nos custos” e de uma “gestão por objetivos”.

Em junho, na apresentação pública da reorganização da gestão dos museus, monumentos e património cultural, o Governo anunciou que a tutela de sete museus portugueses, entre os quais Abade de Baçal, D. Diogo de Sousa, Biscainhos e Terra de Miranda, vai passar para os municípios até ao final do ano.

 

ETIQUETAS:BragadestaqueSé Catedral

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram Copiar ligação Imprimir
Partilhar
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Captura de ecra 2023 10 11 as 17.55.41 Braga: “Varium” é a nova exposição de pintura da Casa dos Coimbras
Notícia seguinte abraço rio lima Ponte de Lima: Ferraz destaca “importância da preservação dos recursos hídricos”

Somos Sociais

44kSeguidoresGosto
194SeguidoresSeguir
5.2kSeguidoresSeguir
383SubscritoresSubscrever

– Publicidade –

Últimas Notícias

bombeiros jornadas nacionais lbp
Minho: Bombeiros de todo o país em Guimarães para “Jornadas Nacionais”
Global
13 de Maio de 2025
sandro eusébio
Vila do Conde: Um dos nomes maiores do ‘powerlifting’. Sandro Eusébio morreu
Vila do Conde Litoral
13 de Maio de 2025
onde reciclar eletrao escolas braga minho
Minho: Escolas do distrito de Braga em alta na reciclagem “electrão”
Braga Cávado
13 de Maio de 2025
Lisa food talks Esposende
Esposende: LISA Food Talks debateu sustentabilidade alimentar
Esposende Litoral
12 de Maio de 2025

– Publicidade –

Advertise

  • Advertise with us
  • Newsletters
  • Deal
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Joel Santos em Uma comunidade energética em Esposende evita muitos apagões
  • Tito em Ano 1102 – O Pio Latrocínio ou o saque de Compostela a Braga

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2024 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up

Notificações