e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Ciclismo: Iúri Leitão o vive entre o sonho olímpico e o desejo de vencer na estrada
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > eSports > Ciclismo: Iúri Leitão o vive entre o sonho olímpico e o desejo de vencer na estrada
eSports

Ciclismo: Iúri Leitão o vive entre o sonho olímpico e o desejo de vencer na estrada

Redação E24
14 de Maio de 2025 14:12
Redação E24
3 anos atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Partilhar

O ‘pistard’ vianense, de 24 anos, ‘aterrou’ na 49.ª Volta ao Algarve vindo de Grenchen (Suíça), onde ficou, juntamente com Rui Oliveira (UAE Emirates), a um ponto da medalha de bronze em madison, nos Europeus de ciclismo de pista.

“Foi bastante perto. No final, houve um pouco de frustração, mas, no final do dia, quando parámos para analisar a corrida e ver a prestação que fizemos, ficámos bastante satisfeitos. Fizemos uma corrida bastante ofensiva e, claro, acho que merecíamos uma medalha, mas todos lutamos para o mesmo”, concedeu.

Já mais a ‘frio’, após a desilusão inicial, Iúri Leitão consegue ver o lado positivo daquele resultado, “porque a qualificação olímpica já começou e iniciar com um quarto lugar no campeonato continental é bastante positivo”.

Qualquer conversa recente com o corredor de Viana do Castelo – como acontece com os gémeos Rui e Ivo Oliveira (UAE Emirates) ou com João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) – desemboca num tema: a luta pelo inédito apuramento masculino em pista para os Jogos Olímpicos.

“Para a nossa equipa de pista, é o nosso maior objetivo até agora. Foi bastante frustrante não termos conseguido da última vez [Tóquio2020], tivemos muitos azares, mas acho que agora estamos num ponto diferente em relação aos nossos adversários e acho que estamos em melhores condições de podermos qualificar-nos”, defendeu o duas vezes campeão europeu de scratch (2020 e 2022), em declarações.

Paris2024 é uma ‘obsessão’ para os ‘pistards’ portugueses, que, segundo Leitão, têm “a união” como “arma secreta”

“É fundamental termos o nosso espírito de grupo. Somos todos como irmãos e claro que essa parte é fundamental para ajudar na nossa evolução, a superar-nos no dia a dia e a termos um companheirismo diferente das outras seleções na hora de competir”, enumerou.

Vice-campeão mundial de eliminação em 2021, o ciclista dos espanhóis da Caja Rural reconhece que a época acaba por tornar-se muito longa, com poucos momentos de descanso em duas vertentes que têm calendários diferentes.

“Enquanto muitos atletas podem começar a temporada em janeiro, fevereiro, e pouco a pouco ir evoluindo, nós já tivemos de começar com uma forma bastante apurada para o Campeonato da Europa e, claro, é difícil conciliar, porque há muitas competições, pouco tempo para recuperar. Quando estamos a recuperar na estrada, por vezes, temos competições de pista e vice-versa, então sim, é bastante complicado”, confessou.

Com o sonho olímpico de Paris2024 tão presente, onde fica, afinal, a estrada? “Bom, acho que fica no mesmo patamar da pista. É um ano também bastante importante para mim, espero que de consagração na estrada. Acho que esta preparação extra, esse foco que vou ter de ter para a qualificação olímpica, vai-me ser bastante útil na estrada também”, sustentou.

Após uma época marcada por uma queda grave, e na qual venceu apenas por uma vez, na segunda etapa da prova francesa Ronde de l’Oise, Leitão quer deixar definitivamente para trás os azares e consolidar-se com o sprinter vencedor que demonstrou ser em terras portuguesas, antes da mudança para a Caja Rural.

“Penso que, no ano passado, comecei um bocadinho fora da preparação que eu devia e fui quase metade do ano atrás do prejuízo e, quando finalmente comecei a sentir-me melhor, tive uma queda que me deixou bastante afetado e não pude competir mais, inclusive deixou-me fora do Campeonato do Mundo de pista. Foi bastante frustrante no final da época ter tido esse infortúnio, mas estamos num novo ano e temos de olhar para as coisas com um olhar novo”, vincou.

O ciclista português acredita que “vai tudo correr bem” esta temporada, para que possa cumprir o seu grande objetivo na estrada: “Acho que, como todos os ciclistas, o que eu quero é ganhar e a minha equipa quer a mesma coisa. Temos tudo para o conseguir”.

 

ETIQUETAS:ciclismoDesportodestaqueiuri leitaoViana do Castelo

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior carnaval fragoso 1 Barcelos: Fragoso saiu à rua para celebrar o Carnaval e prestar luto ao estado da função pública
Notícia seguinte Andre Cardoso Conselho Municipal da Juventude … uma realidade que tarde em chegar a Esposende
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

IA Viana Câmara aprova orçamento “recorde” de 157 milhões. PSD e CDU votaram contra
“Keep calm”: Câmara de Viana já corrigiu falhas apontadas pelo Tribunal de Contas
Viana do Castelo Litoral
14 horas atrás
Barcelos Municipio aprova juri e gestores para o concurso publico internacional da nova ETAR
Barcelos: Município aprova júri e gestores para o concurso público internacional da nova ETAR
Barcelos Cávado
15 horas atrás
Amarante Entrada norte da cidade em transformacao no troco da ex Estrada Nacional 15
Amarante: Entrada norte da cidade em transformação no troço da ex-Estrada Nacional 15
Global
16 horas atrás
Braga Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado apos obras de requalificacao
Braga: Polidesportivo de Tadim reabre totalmente renovado após obras de requalificação
Braga Cávado
16 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

folclore Barcelos
BarcelosCávado

Barcelos: Município investe mais 138 mil euros nos grupos folclóricos do concelho

11 meses atrás
SC Braga CHaves
eSports

Futebol: Desportivo de Chaves impões segunda derrota seguida ao SC Braga na I Liga

4 anos atrás
benjamim pereira
CávadoEsposende

Esposende: Benjamim Pereira fala em “incompetência” nos sucessivos governos PS

3 anos atrás
PSP Braga
BragaCávado

Mulher passa em caixa registadora sem pagar e é detida em Braga

4 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura
  • Fernanda em (vídeo) Esposende: Draga regressa à foz do Cávado para travar acumulação de areias

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up