E24
Bombeiros Sapadores de Braga

Braga: Bombeiros Sapadores “envelhecem” 33 anos e passam a ser a terceira corporação mais antiga do país

Na próxima reunião do Executivo Municipal de Braga, será analisada uma proposta para alterar a data histórica da fundação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

De acordo a autarquia liderada por Ricardo Rio, foi solicitado um parecer ao Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, que concluiu que “a data correta da fundação da Companhia é 22 de maio de 1766, e não 1799 como se acreditava anteriormente”.

A pesquisa realizada pelo Departamento de História (descarrega aqui documento), liderada por Francisco Manuel Ferreira de Azevedo Mendes, baseou-se em documentos do Arquivo Municipal de Braga e do Arquivo Distrital de Braga.

Esses documentos comprovam que a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga existe desde 1766, sendo o registo camarário de 22 de maio desse ano o momento legal de fundação.

A existência da Companhia também é confirmada pelo Príncipe Regente D. João em 8 de junho de 1799.

Com base nesses achados históricos, o estudo conclui que a data oficial da fundação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga deve ser atribuída ao dia 22 de maio de 1766. Isso significa que, em 22 de maio de 2024, a Companhia celebrará seu 258º aniversário.

Essa atualização tem um impacto “significativo na posição da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga no cenário nacional“.

“Com a nova data de fundação, a Companhia passa a ser reconhecida como a terceira mais antiga do país. Este facto demonstra a longa história de serviço e dedicação da Companhia no combate a incêndios e na proteção da população de Braga”, disse Ricardo Rio.

Os Bombeiros Sapadores de Braga, comandados por Nuno Osório, são amplamente reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação em prol da população.

A nova posição da Companhia como a terceira mais antiga do país destaca sua tradição e contribuição para a segurança da comunidade ao longo dos anos.

Publicidade