e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Braga: dstgroup e zet galeria lançam Prémio de Arte e Sustentabilidade 2026
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Cávado > Braga > Braga: dstgroup e zet galeria lançam Prémio de Arte e Sustentabilidade 2026
BragaBusinessCávado

Braga: dstgroup e zet galeria lançam Prémio de Arte e Sustentabilidade 2026

Redação E24
30 de Junho de 2026 11:19
Redação E24
2 semanas atrás
Sem comentários
Partilhar
5 minuto(s) de leitura
Braga dstgroup e zet galeria lançam Prémio de Arte e Sustentabilidade 2026
Partilhar

Iniciativa do dstgroup e da galeria zet galeria conta com o apoio científico da Universidade do Minho; proposta vencedora recebe 7 500 euros e será instalada na Figueira da Foz

Já estão abertas as candidaturas para a 4.ª edição do Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade, uma iniciativa promovida pelo dstgroup, através da zet galeria, com o apoio científico do IB-S – Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho. O concurso, de dimensão internacional, desafia artistas a criar uma obra de arte contemporânea a partir de resíduos industriais e de demolição.

O local escolhido para acolher a obra vencedora deste ano é o complexo “Fábrica Verde”, na Figueira da Foz, um espaço icónico desenhado pelo arquiteto bracarense José Carvalho Araújo.

Prémios e prazos da Open Call

A open call está direcionada a criadores nacionais e internacionais, estabelecendo uma forte ligação entre a arte, a engenharia e a economia circular.

  • Requisitos da obra: A produção deve integrar obrigatoriamente resíduos industriais e/ou materiais provenientes de construção e demolição de edifícios recolhidos pelas empresas do universo dstgroup.
  • Fases e financiamento: Numa primeira fase, o júri selecionará três propostas finalistas, recebendo cada candidato 500 euros para o desenvolvimento do projeto.
  • Grande prémio: A proposta vencedora receberá um prémio monetário de 7 500 euros, beneficiando ainda de todo o apoio logístico e técnico do dstgroup para a execução e montagem da estrutura.
  • Prazo: As candidaturas estão abertas até às 23:59 do dia 28 de setembro de 2026 através do e-mail .

Re-imaginar o desperdício através da “Casa Comum”

Helena Mendes Pereira, Diretora Geral da zet galeria, recorda que desde 2014 a galeria bracarense tem focado a sua atividade no apoio a projetos que deem uma “nova vida” a materiais descartados. “A nossa consciência ecológica e ambiental não pode ser um conceito vazio. (…) Os recursos do planeta não são ilimitados, temos de criar coisas novas a partir do que já usámos”, defende.

A mesma visão é partilhada por José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do dstgroup, que vê na expressão artística um veículo de consciencialização social:

“A arte pode mudar o mundo. Pode mudar a forma como olhamos a ‘casa comum’. Pode mudar a forma como consumimos. (…) Este prémio quer despertar para essa possibilidade de rejeitar que tudo vá para o aterro, que tudo se destrua. A proposta é re-imaginar qual a função de determinado material depois de cumprir uma vida.”

O histórico do prémio: Obras em Braga e Barcelos

O Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade tem já um legado visível no tecido urbano do Minho, fruto de parcerias com o IB-S que remontam a projetos pioneiros iniciados em 2017:

1.ª Edição (2020): Vencida pelo italiano Lorenzo Bordonaro com a obra “Refúgio”, uma escultura habitável instalada no Parque de Guadalupe, em Braga;

2.ª Edição (2022): Conquistada pelo coletivo espanhol Trashformaciones (irmãos Pablo e Blas Montoya) com a instalação “Vitrais”, feita de excedentes metálicos e acrílicos, patente no Parque das Camélias, em Braga;

3.ª Edição (2024): Atribuída ao Muro Atelier (da portuguesa Joana Tomas e do francês Vincent Rault) com a peça escultórica “Águas Correntes”, focada na sustentabilidade hídrica e localizada no Complexo Mereces 718, em Barcelinhos, Barcelos.

Para consultar o regulamento completo da edição de 2026, a listagem de materiais residuais disponíveis no campus da empresa ou os portefólios das edições passadas, os artistas interessados devem contactar a organização através do portal oficial da zet galeria.

ETIQUETAS:administraçãoBragacávadoconcursodeartedstgroupespaçopublicofabricaverdefigueiradafozhelenamendespereirajosecarvalhoaraujojoseteixeiraopencallpremiodearteesustentabilidaderesiduosindustriissustentabiliadesustentabilidadeuniversidadedominhozet galeria

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Braga Projeto 'Escola Amiga dos Animais' envolveu cerca de 3 800 alunos ao longo do ano letivo Braga: Projeto ‘Escola Amiga dos Animais’ envolveu cerca de 3 800 alunos ao longo do ano letivo
Notícia seguinte Esposende Concelho hasteia 4 Bandeiras Azuis e 6 de Qualidade de Ouro Esposende: Concelho hasteia 4 Bandeiras Azuis e 6 de Qualidade de Ouro
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao Traje de Domingar
Viana: Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao “Traje de Domingar”
Viana do Castelo Litoral
7 horas atrás
Cávado Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Cávado: Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Global
8 horas atrás
Póvoa de Varzim Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim: Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim Litoral
8 horas atrás
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Global
8 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

ULS Braga
BragaCávado

Braga: Crianças surpreendidas na entrada para o Bloco Operatório

2 anos atrás
Imagem 1 4 scaled 1
BarcelosCávado

Barcelos: Problemas e soluções? São apenas os professores de Matemática concentrados em encontro nacional e seminário

3 anos atrás
ULS Minho
Lifestyle

Braga: “E a mão do Homem toca a de Deus” para ver na USF Minho

2 anos atrás
combustiveis bomba preços gasoleo gasolina cooperativa Esposende - 3
Business

Combustíveis vão descer significativamente na próxima semana

1 ano atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Zé em Arcos de Valdevez: Falso empreiteiro detido após burlas de oito anos
  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up