e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler O Estado das EM’s de Braga – Faz Cultura
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Opinião > O Estado das EM’s de Braga – Faz Cultura
Opinião

O Estado das EM’s de Braga – Faz Cultura

João Lopes
17 de Junho de 2026 10:42
João Lopes
2 meses atrás
Sem comentários
Partilhar
3 minuto(s) de leitura
investbraga Joao Lopes braga Etar contas agere
João Lopes – Membro da Assembleia Municipal de Braga por Amar e Servir Braga
Partilhar

Nas últimas semanas, abordei o desempenho das empresas municipais de Braga em 2025 bem como os seus planos para 2026, como foram os casos da Agere, InvestBraga e BragaHabit. Segue-se a Faz Cultura.

Os indicadores referentes a 2025 desta empresa municipal apresentam-se saudáveis mas resultam de uma subsidiação extraordinária de que beneficiou em função da Braga25 – Capital Portuguesa da Cultura totalizando 81% dos seus rendimentos.

Uma vez que a sua Administração evidenciou a significativa capacidade de captação de novas fontes de financiamento, que contribuíram para uma evolução muito favorável do resultado líquido, lança-se o desafio aos seus órgãos, para a definição de uma estratégia que possibilite a conversão de rendimentos conjunturais em estruturais, para reduzir a sua dependência financeira relativamente ao município.

Dessa forma, não só o estará a libertar de algum encargo, mas também a reduzir a sua exposição ao financiamento público, que pode ser fortemente condicionado pela conjuntura nacional e internacional, e colocar em causa as actividades e o serviço prestado.

Atente-se ao cenário recentemente apresentado pelo Banco de Portugal, que alerta para a desacelaração económica além da previsão de défices para 2026 e 2027, o que trará implicações orçamentais e possíveis consequências para a Cultura como diferentes Governos nos habituaram em situações semelhantes.

Sobre o ano de 2025, e com a Capital Portuguesa da Cultura em suas mãos, resultam as seguintes e pertinentes observações:

  • Execução de bilheteira inferior a 2022 e 2023;
  • Quebra de 8% de visitantes nos websites i.e. menos 27 mil visitantes para a qual as redes sociais não conseguiram compensar com o aumento de 14 mil seguidores, levanta legitimas interrogações sobre um défice de comunicação;
  • Fraca dinâmica do Cartão Pentágono em n.º de cartões vendidos, no nº. de cartões renovados e no n.º de bilhetes vendidos com o cartão.

O exercício actual (2026) apresenta um aumento de 11% de gastos estruturais com pessoal quando a oferta de eventos e receitas deverá baixar no pós-Braga25. Haverá que apresentar mais e melhores eventos acompanhados de resultados.

No entanto, há a congratular a aquisição da fracção do edifício do Theatro Circo, bem como a intenção de ressuscitar o Café Bristol, ainda que o encargo com a sua aquisição tenha derrapado 13,5% face ao inicialmente previsto.

Aguarda-se um plano para rentabilização deste espaço, que custou mais de 1 milhão de euros, por forma a promover a atração por esta zona central da cidade que tem perdido fulgor económico, e concretizar o “corredor cultural” apesar do plano para o Teatro São Geraldo/Media Arts que não passa da cepa torta.

O Estado das EM´s de Braga – AGERE

O Estado das EM´s de Braga – InvestBraga

O Estado das EM's de Braga – BragaHabit

ETIQUETAS:administraçãoagerebancodeportugalBragaBraga25BragahabitfazculturaFinanciamentoindicadoresInvestbragajoaolopesopinião

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
PorJoão Lopes
Nascido em Braga, em 1979, Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pós-graduado em Tecnologias do Ambiente e Gestão Comercial, desenvolve actividade profissional em contexto industrial, desde 2003, o que lhe permitiu viajar por quatro continentes.Mais do que um passatempo, a Cidade de Braga, é uma paixão, pelo que, no E24, e numa perspectiva autodidata, partilha as suas crónicas sobre momentos relevantes da sua História, em memória do seu Pai, Evandro Lopes.
Notícia anterior Esposende Mais de 2.200 seniores celebram os Santos Populares na Malafaia Esposende: Mais de 2.200 seniores celebram os Santos Populares na Malafaia
Notícia seguinte Braga Oito dias de festa arracam hoje com o maior São João de Portugal Braga: Oito dias de festa arracam hoje com o maior São João de Portugal
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Futsal SC Braga reforca plantel com Ines Couto Juliana Braga e Bruna Ribeiro
Futsal: SC Braga reforça plantel com Inês Couto, Juliana Braga e Bruna Ribeiro
eSports
6 minutos atrás
queda esposende de varanda ferido grave sucupira - 1
Esposende: Homem fica gravemente ferido após queda de varanda no “Sucupira”
Esposende Litoral
11 horas atrás
acidente mota esposende tabuleiro A28
(vídeo) Esposende: Novo acidente no local do costume. Colisão de mota com carro faz um ferido
Esposende Litoral
14 horas atrás
Braga Noite Branca transforma a cidade num espaco de descoberta para criancas e familias
Braga: Noite Branca transforma a cidade num espaço de descoberta para crianças e famílias
Braga Cávado
15 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

mulher incêndios herança stalking divorciar João Pedro Lopes advogado casamento divorcio testamento
Opinião

Os animais de companhia no processo divórcio

2 anos atrás
lego
BragaCávadoLifestyle

Braga: Está de regresso a maior exposição ibérica de construções Lego em outubro

3 anos atrás
nascimento bebe natalidade Braga
BragaCávado

Braga: Câmara atribuiu apoio de 200 euros por nascimento ou adoção a cerca de 800 beneficiários

2 anos atrás
StartUp Braga
BusinessBraga

Braga: 2 mil postos de trabalho made in “StartUp” e vem aí novo Hub “SportsTech”

2 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • JOSÉ LINO Coelho em Barcelos: Comboio lotado deixa mais de 100 pessoas em terra nas Festas da Agonia
  • Cmfo em Alto Minho: Gato Kiko regressa a casa em Braga três anos depois com ajuda de bombeiros belgas e de Paredes de Coura

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up