e24e24e24
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
A ler Vila do Conde: Município planta mais de 3.000 árvores autóctones
Partilhar
Redimensionador de fontesAa
e24e24
Redimensionador de fontesAa
  • eCÁVADO
  • eLITORAL
  • eLIMA
  • eAVE
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
  • eOPINIÃO
Pesquisar
  • eCÁVADO
    • Barcelos
    • Braga
    • Vila Verde
  • eLITORAL
    • Esposende
    • Póvoa de Varzim
    • Viana do Castelo
    • Vila do Conde
  • eLIMA
    • Arcos de Valdevez
    • Ponte da Barca
    • Ponte de Lima
    • Valença
  • eAVE
    • Cabeceiras de Basto
    • Fafe
    • Famalicão
    • Guimarães
    • Mondim de Basto
    • Póvoa de Lanhoso
    • Vieira do Minho
    • Vizela
  • eGLOBAL
  • eSPORTS
  • eBUSINESS
  • eLIFESTYLE
    • Galo Branco
  • eOPINIÃO
Somos Sociais
  • Advertise
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados
e24 > Notícias > Litoral > Vila do Conde > Vila do Conde: Município planta mais de 3.000 árvores autóctones
Vila do CondeLitoral

Vila do Conde: Município planta mais de 3.000 árvores autóctones

Redação E24
12 de Junho de 2026 10:26
Redação E24
1 mês atrás
Sem comentários
Partilhar
4 minuto(s) de leitura
Vila do Conde: Município planta mais de 3.000 árvores autóctones
Partilhar

Visita técnica percorreu intervenções em Modivas, Fajozes e na Avenida da Liberdade; ações integram o projeto Bosques Norte Litoral e o Plano Municipal de Ação Climática 2025-2050

A Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu, na manhã desta quinta-feira, 11 de junho de 2026, uma visita técnica guiada para assinalar o sucesso das suas políticas de reflorestação. O concelho alcançou o marco histórico de mais de 3.000 árvores e arbustos autóctones plantados num período de dois anos (entre 2024 e 2026), reforçando a resiliência ecológica do território face à crise climática.

A comitiva, liderada por técnicos municipais e autarcas, percorreu locais estratégicos como os nós de acesso à autoestrada A28 em Modivas e Fajozes, terminando na Avenida da Liberdade. Estas áreas receberam intervenções integradas no projeto Bosques Norte Litoral e estão totalmente alinhadas com as diretrizes do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) 2025-2050 de Vila do Conde.

O balanço das duas fases de plantação

O projeto Bosques Norte Litoral tem sido o grande motor da transformação paisagística e ambiental das margens das principais vias rodoviárias do concelho. A meta das 3.000 espécies nativas foi atingida através de um plano estruturado em duas etapas:

  • 1.ª Fase (Março de 2024): Arranque oficial do projeto com a introdução de mais de 1.500 exemplares de árvores e arbustos nas zonas de servidão rodoviária;
  • 2.ª Fase (Abril de 2026): Por ocasião do segundo aniversário da iniciativa, foi executada uma mega-operação no Nó de Fajozes, culminando na plantação de 1.602 novas árvores. Esta ação contou com a mobilização de dezenas de voluntários civis e de equipas operacionais da concessionária Auto-Estradas Norte Litoral e da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do consórcio CRE Porto.

Novo Bosque Nativo nasce no coração periurbano da cidade

Além dos nós da A28, a comitiva visitou o mais recente pulmão verde da malha urbana: o Bosque Nativo da Avenida da Liberdade. Desenvolvido em parceria com o CRE Porto, este espaço foi desenhado segundo critérios modernos de ecologia urbana.

Ao introduzir vegetação exclusivamente nativa e adaptada ao clima local num contexto periurbano, a autarquia procura reter maiores índices de dióxido de carbono, reduzir as ilhas de calor provocadas pelo asfalto e criar corredores ecológicos que fixem aves e insetos polinizadores na cidade.

Com estas intervenções, o Município de Vila do Conde consolida o seu compromisso com a preservação dos ecossistemas locais, o aumento da biodiversidade, a melhoria da qualidade ambiental e a construção de um território mais sustentável, resiliente e preparado para o futuro.

Os munícipes, associações ambientalistas ou voluntários que pretendam inscrever-se nas próximas ações de plantação de outono, consultar o inventário das espécies autóctones utilizadas ou ler as metas completas do Plano Municipal de Ação Climática podem aceder ao balcão ambiental do Município de Vila do Conde.

ETIQUETAS:acaoclimaticaambientebosquesnortelitoralciladocondeClimaCRE Portodestaqueintervençãonorteplantacaoportugal

Subscrever a newsletter semanal e24.pt

Mantenha-se atualizado! Receba um resumo das notícias semanais no seu email!
Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!
Ao inscrever-se, concorda e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.
Partilhar esta notícia
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Telegram
eReações
Adorei0
Feliz0
Piscadela0
Surpreso0
Sonolento0
Triste0
Zangado0
Notícia anterior Gaia Homem de 51 anos em prisão preventiva por agredir e ameaçar a mãe de 77 anos Gaia: Homem de 51 anos em prisão preventiva por agredir e ameaçar a mãe de 77 anos
Notícia seguinte Viana Associação Musical de Vila Nova de Anha ruma à Utilidade Pública Viana: Associação Musical de Vila Nova de Anha ruma à Utilidade Pública
Sem comentários Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Somos Sociais

FacebookGosto
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeSubscrever
LinkedInSeguir
- Publicidade -

Últimas Notícias

Viana Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao Traje de Domingar
Viana: Romaria d’Agonia estreia novo desfile dedicado ao “Traje de Domingar”
Viana do Castelo Litoral
6 horas atrás
Cávado Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Cávado: Comissão Regional aprova parecer favorável ao Programa de Ação contra Fogos Rurais
Global
7 horas atrás
Póvoa de Varzim Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim: Associação de Dadores promove recolha de sangue esta quinta-feira
Póvoa de Varzim Litoral
7 horas atrás
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Presidente da República inaugura este sábado a XXIV Bienal de Cerveira
Global
7 horas atrás
- Publicidade -

Pode ser do seu interesse

acidente arcos de valdevez cabana maior - 23
Arcos de ValdevezLima

Arcos de Valdevez: “Safaram-se!”. Violento despiste em Cabana Maior

7 meses atrás
barcelos arquivo leonor
BarcelosCávado

Barcelos: Santa Casa celebra 526 anos de história e serviço à comunidade

9 meses atrás
Luigi Pirandello FocusFillWzczNiw0MTQsInkiLDM4XQ
Esposende

Garfo estreia peça de Luigi Pirandello

6 anos atrás
tribunal viana do castelo
LimaViana do Castelo

Viana: RTP exige em tribunal mais de 419 mil euros de indemnização à Câmara. Audiência final a 11 de maio

3 anos atrás
- Publicidade -
//

E24: Notícias da região do Cávado e Lima. Esposende, Braga, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez.

 

Publicação Periódica Diária. ERC: 127378

e24

  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Newsletter
  • Sitemap

Últimos Comentários

  • Zé em Arcos de Valdevez: Falso empreiteiro detido após burlas de oito anos
  • Um Arcuense em Ocorrências: Viatura arde junto ao Intermarché

Newsletter e24

Subscreva a nossa newsletter para receber o resumo semanal das notícias mais importantes!

Confirme a sua subscrição e comece a receber as principais notícias em primeira mão.
Some fields are missing or incorrect!

Pode cancelar a subscrição em qualquer altura.

e24e24
Somos Sociais
© 2017 - 2026 E24.pt. Todos os direitos reservados. Site elaborado por WebDig.PT e alojado em WebDig Host.
Login e24 Login e24
Bem-vindo!

Iniciar sessão na sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu a sua palavra-passe?

Not a member? Sign Up